P U B L I C I D A D E

Gaúchos comemoram a Semana Farroupilha 2024

Acendimento da 'Chama Crioula' no último sábado (14) marcou o início dos Festejos no Estado.
Chama chegou a Porto Alegre trazida por cavalarianos da 1ª Região Tradicionalista. | Foto: Joel Vargas / GVG

Redação PIXTV (Site)

16 de setembro de 2024

atualizado às 15:50

Gerada em Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, em 18 de agosto, a centelha da 'Chama Crioula' chegou ao candeeiro do Palácio Piratini, em Porto Alegre, na manhã do último sábado (14) ao toque do Clarim da Vitória. O ato de acendimento marcou oficialmente o início dos Festejos Farroupilhas deste ano. Os Sentinelas da Chama, cavalarianos da 1ª Região Tradicionalista, entregaram a chama para a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Goulart.

A Chama, reconhecida pelo governo do Estado em agosto como símbolo da cultura regional gaúcha e patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul, representa a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho por sua terra.

A primeira Chama Crioula foi acesa em 7 de setembro de 1947 em Porto Alegre pelo Grupo dos Oito, liderado por Paixão Côrtes. Originada em uma centelha da Pira da Pátria e guardada em uma Ronda Crioula no Colégio Júlio de Castilhos, simbolizava a união do Rio Grande do Sul com o Brasil, dando origem à tradição de guarda da chama durante a Semana Farroupilha

Festejos Farroupilhas 2024

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm como tema a celebração do centenário de Jayme Caetano Braun. A programação inclui atividades que resgatam seu legado. Desfiles temáticos, recitais de poesia, exposições e apresentações artísticas fazem parte dessa homenagem à vida e à obra do artista.

Ponto alto da programação, o Desfile Farroupilha de Porto Alegre foi cancelado em 2023, quando o Rio Grande do Sul foi afetado por fortes chuvas. Sua retomada, em 2024, é demonstração da resiliência e capacidade de recuperação do povo gaúcho.

Na capital, o Desfile Farroupilha começará às 8h30min do dia 20 de setembro, com o desfile cívico-militar, seguido pelo desfile temático e pela tradicional passagem dos cavalarianos. As apresentações acontecem na avenida Edvaldo Pereira Paiva, com acesso gratuito às arquibancadas.

Fonte: Secom RS

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (2)
Mulher procurada por crime de perseguição no Espírito Santo é presa em Imbituba (SC); VÍDEO
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
modelo siteYT
Polícia Civil investiga golpe milionário contra empresa catarinense Growth Supplements
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (12)
Labirintite: O que é, como identificar e formas de tratamento - Pix Saúde
modelo siteYT
Rio: mortes em operação no Alemão e na Penha chegam a 64, mas número pode passar de 100
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E