O governo federal reconheceu situação de emergência em oito municípios do Acre, em razão das cheias em rios que cortam o Estado.
LEIA TAMBÉM: Governo do RS fará repasse milionário à saúde de Porto Alegre
O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24) para as cidades de Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus. A portaria não indica o período de duração da medida.
A capital Rio Branco já havia tido o reconhecimento da situação de emergência no último dia 18. As cidades acreanas sofrem com as cheias nos rios Acre, Acre, Juruá, Purus e Envira, Abunã e Moa, todas estas no interior do Estado.
Em Rio Branco, o Rio Acre, que já havia ultrapassado a cota de transbordo na semana passada, amanheceu hoje com 13,72 metros, segundo dados da Defesa Civil Municipal.
Na semana passada, o governo estadual já havia publicado um decreto reconhecendo situação de emergência em 10 municípios do Estado, devido ao transbordo dos rios.
Dessa lista, apenas a cidade de Tarauacá não teve a situação reconhecida pela portaria publicada no DOU.
Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras podem solicitar recursos do governo federal para ações de atendimento das situações emergenciais e ajuda humanitária, a exemplo da compra de cestas básicas, água potável, refeições, kits de limpeza, de higiene pessoal e dormitório.
Fonte: Agência Brasil