Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Grupo Koch celebra 30 anos com jantar especial em Balneário Camboriú (SC)

A maior rede supermercadista de Santa Catarina planeja chegar em 80 lojas em 2024.
Os irmãos e sócios do Grupo Koch. | Foto: Divulgação

Redação PIXTV (Site)

5 de abril de 2024

atualizado às 14:42

Os 30 anos do Grupo Koch, maior rede supermercadista de Santa Catarina, foram celebrados no Jantar de Ideias, evento anual de relacionamento do Grupo com o mercado, realizado na noite de quinta-feira (4), no ExpocentroBC Julio Tedesco, em Balneário Camboriú, para mais de 1.200 convidados entre familiares, amigos, colaboradores, fornecedores e autoridades. O CEO da rede, José Koch, enalteceu a importância da data e dividiu os planos de crescimento do Grupo - que até o fim de 2024 planeja chegar a 80 lojas no Estado.

O Jantar de Ideias foi prestigiado por autoridades como o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, e pelo Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, que expressaram a importância da trajetória do Grupo Koch como um exemplo de empreendedorismo de sucesso e uma inspiração para os catarinenses. Ambos pontuaram que, com resiliência e perseverança, a família Koch trilhou um caminho de desafios, mas com crescimento constante.

O CEO do Grupo Koch, José Koch, destacou o quanto a noite foi memorável, principalmente para a família Koch. "Celebramos 30 anos de história. Foram três décadas de muito aprendizado. Uma noite a ser celebrada com colaboradores, fornecedores, empresários, parceiros e autoridades. O Grupo Koch mostra que é possível começar pequeno e crescer ao longo do tempo", disse.

Família Koch. | Foto: Divulgação

José compartilhou com o público um pouco da história da família, que é de Antônio Carlos/SC. Os pais, Evaldo e Lúcia, criaram nove filhos, sendo cinco deles os sócios do Koch: José, Albano, Sebastião, Geraldo e Antônio. Sebastião, o mais velho, foi o que conseguiu convencer os genitores a venderem uma junta de bois para comprar a kombi que os irmãos passaram a utilizar para vender frutas e verduras nas feiras da Grande Florianópolis. "Fomos feirantes por 14 anos. Vender a junta de bois foi o começo de tudo e agradecemos nossos pais por acreditarem no sonho e no projeto dos filhos. O início foi muito desafiador, os anos na feira nos deram 'casca grossa' - trabalhar na noite, no frio, com chuva, calor… isso nos deu resiliência, que serve para os desafios atuais como empresários", afirmou.

A primeira loja do Grupo Koch foi inaugurada em 1994, em Tijucas, e cinco anos depois veio a segunda, na mesma cidade. Hoje, são 67 lojas, espalhadas por 33 cidades de Santa Catarina, do Planalto Norte ao Sul. "Ainda somos referência no setor de hortifruti. Abrir a primeira loja foi um momento de ousadia e que deu certo. Não paramos mais de crescer. Em 2016 houve uma grande crise econômica e foi quando entramos no formato atacarejo, com bandeira Komprão. A primeira loja foi em Camboriú. Sete anos depois, o Komprão representa 75% do faturamento do Grupo Koch. Os outros 25% das vendas vêm pelo formato varejo, SuperKoch. Temos hoje 21 lojas no varejo e 46 no atacarejo, totalizando 67, mas até o fim de 2024 vamos inaugurar mais 13 lojas, fechando o ano com 80, em 36 cidades de SC", acrescentou, citando ainda que vê um futuro promissor nos dois formatos - varejo e atacarejo.

O Grupo Koch tem como foco o crescimento sustentável, com planejamento e empenho da equipe - hoje são 10 mil funcionários, distribuídos nas lojas e também no Centro de Distribuição, localizado em Tijucas. A média de crescimento da maior rede supermercadista de Santa Catarina somente neste primeiro trimestre de 2024 foi 31%. "Crescemos porque organizamos a empresa, temos planejamento, com gestão financeira e assim conseguimos crescer de maneira sustentável ao longo do tempo", completou o CEO.

Governador Jorginho Mello (PL) marcou presença no evento. | Foto: Divulgação

De Feirantes a Gigantes

A noite também foi marcada pelo lançamento do livro que narra a história de três décadas do Grupo Koch. “De feirantes a gigantes – a jornada da família Koch na construção da maior rede supermercadista de Santa Catarina”, produzido pela Santa Editora para o Grupo Koch, com conteúdo elaborado pelas jornalistas Letícia Wilson e Sara Caprario a partir de entrevistas com os fundadores, familiares, colaboradores, prestadores de serviço e parceiros.

O livro, que já está disponível para venda pelo site da editora (santaeditora.com.br), revela a origem de um caminho percorrido pelos irmãos José, Sebastião, Geraldo, Antônio e Albano, que construíram uma referência de sucesso no setor, um marco do empreendedorismo brasileiro.

A noite foi coroada ainda com um show surpresa da dupla Fernando & Sorocaba, que apresentou seus maiores sucessos ao público.

Lúcia e Evaldo Koch. | Foto: Divulgação

Premiação Melhor Performance 2023

Já tradicional no Jantar de Ideias é a Premiação Melhor Performance, que congratula os fornecedores que atendem o Grupo Koch, incluindo ainda destaque regional e fornecedor do ano. Os premiados nas respectivas categorias foram:

  • Bazar e eletro - Britânia
  • Hortifruti - Primalta
  • Higiene e beleza - Colgate
  • Limpeza - Reckitt
  • Perecíveis - Danone
  • Açougue - Friboi
  • Bebidas - Coca-Cola/Femsa
  • Mercearia doce - Nestlé
  • Mercearia salgada - Unilever
  • Logística e supply - Mondelez International
  • Categoria JPB - Mili
  • Destaque regional - Girando Sol
  • Fornecedor do ano - Coca-Cola/Femsa.

VEJA TAMBÉM:

DCIM101MEDIADJI_0579
Veja os shows nacionais da 24ª Quermesse de Garopaba (SC)
modelo siteYT (25)
Garopaba (SC): saiba os dias de cada atração da 24ª Quermesse
modelo siteYT (2)
Tombamento de caminhão deixa três feridos em Garopaba (SC)
modelo siteYT (10)
Garopaba (SC): casal é preso por tráfico no bairro Campo Duna
modelo siteYT (2)
Garopaba (SC) abre inscrições para Rainha da XXIV Quermesse
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E