P U B L I C I D A D E

Grupo que usava drones para enviar materiais proibidos a presídios é investigado no RS

Uma pessoa foi presa e diversos materiais usados nas entregas apreendidos durante a Operação Rasante.
Materiais apreendidos consistiam em peças de drones e itens que seriam entregues em unidades prisionais. | Foto: PCRS/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

19 de junho de 2025

atualizado às 14:43

A Polícia Civil realizou nesta semana a Operação Rasante, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em lançar objetos ilícitos para dentro de presídios por meio do uso de drones. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Canoas, Viamão e Porto Alegre. Conforme a investigação, o grupo atuava de forma estruturada, com funções bem definidas: piloto de drone, motorista de apoio e responsável pela manutenção dos equipamentos.

As apurações começaram após o aumento de ocorrências envolvendo drones usados para entregar drogas, celulares e outros objetos proibidos dentro de estabelecimentos prisionais. Em ações anteriores, a Polícia Civil já havia apreendido drones, um fuzil AR-15 desmontado, munições, entorpecentes e aparelhos celulares.

Na operação da última terça-feira (17), os agentes apreenderam drones desmontados, peças de reposição, rádios comunicadores, kits prontos para lançamento contendo objetos como facas, fogareiros elétricos, latas de bebida e sal, todos cuidadosamente embalados para resistirem ao impacto. Também foram encontradas estruturas adaptadas para transporte aéreo, contrapesos, linhas e embalagens.

Durante as diligências, um foragido da Justiça foi localizado e preso em Canoas. A quadrilha tinha como alvo principal os presídios de Charqueadas e Canoas, onde realizava as entregas.

A Polícia Civil informou que as investigações continuam e que a Operação Rasante faz parte de um conjunto de ações para combater o crime organizado e reforçar a segurança no sistema prisional gaúcho.

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT
Moradores de Garopaba (SC) reclamam de problemas na coleta de lixo e Resamb se pronuncia
pexels-energepiccom-288476
Motorista é preso após dirigir sob efeito de álcool e bater no portão de casa em Garopaba (SC)
idosos_1727967370516
Idoso e cuidadora são feitos reféns por quatro horas durante assalto a casa no Sul catarinense
telefonia-5g-mcajr-abr-2907221134_1
Mulher é presa por receptação após comprar celulares furtados por R$ 1,2 mil em Imbituba (SC)
alok-3-e1732129463931
Alok abre shows do Verão Maior Paraná com expectativa por drones e hits globais
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E