A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, nesta quarta-feira (17), um homem apontado como integrante de uma organização criminosa originária de Caxias do Sul (RS), investigada por crimes de sequestro, extorsão e tortura. A prisão ocorreu em Itapema, no Litoral Norte catarinense, onde o suspeito estava escondido.
A ação foi realizada pela Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DECAP/DEIC), com base em investigações conduzidas pela 1ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul, no âmbito da Operação Omertà.
Segundo a Polícia Civil, o homem era foragido desde a deflagração da segunda fase da operação e atuava diretamente em cobranças armadas. As investigações apontam ainda que ele utilizava incêndios criminosos em residências como forma de intimidação contra vítimas de extorsão.
Ainda no contexto da Operação Omertà, outro suspeito, preso anteriormente em Imbituba,no Sul do Estado, durante a primeira fase da ação, teve a prisão temporária convertida em preventiva.
Ele é investigado por auxiliar no sequestro e na tortura de uma das vítimas, e a conversão da prisão ocorreu após a apresentação de novas provas que comprovaram sua participação ativa nos crimes.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações seguem em andamento, com monitoramento contínuo de atos de violência relacionados a esquemas de extorsão. O objetivo é impedir novas ações criminosas e garantir a responsabilização penal dos envolvidos.
Com os novos desdobramentos, a Operação Omertà chega a 12 prisões de integrantes de grupos criminosos envolvidos em extorsão, tortura física e psicológica e outras formas de violência utilizadas na cobrança de dívidas oriundas de empréstimos ilegais.






