Segundo o colunista Ânderson Silva, do NSC Total, a implementação do pedágio sem parada (free flow) em Santa Catarina está mais próxima de se tornar realidade. A medida ganhou força em Brasília por meio da bancada catarinense e integra as discussões sobre a otimização do contrato da BR-101 Norte, administrada pela Arteris Litoral Sul. O senador Esperidião Amin (Progressistas) destacou que a definição de um cronograma para a instalação dos pórticos é um ponto crucial na repactuação.
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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se comprometeu a enviar até 15 de abril a proposta de otimização do contrato da BR-101 Norte ao Tribunal de Contas da União (TCU). Inicialmente, segundo o senador Esperidião Amin, o free flow não estava incluído no pacote de investimentos previstos para os próximos anos. No entanto, ele lembra que uma lei de sua autoria, de 2021, determina a implantação do novo modelo em contratos de concessão futuros.
Com isso, cresce a possibilidade de que o trecho Norte da BR-101 em Santa Catarina adote o pedágio sem cabines de cobrança, reduzindo filas e tornando o sistema mais eficiente.
Com informações do NSC Total