Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Ombro congelado atinge até 5% da população

Condição pode limitar os movimentos, explica Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo.
Foto: Divulgação/Freepik

Redação PIXTV (Site)

17 de março de 2025

atualizado às 12:53

Imagine acordar de manhã e notar que seu braço está cada vez mais rígido, como se estivesse lentamente congelando e perdendo a mobilidade aos poucos. Essa é a situação vivida por quem enfrenta a capsulite adesiva, popularmente conhecida como 'ombro congelado'. Embora o nome sugira uma relação com o frio, essa condição dolorosa nada tem a ver com temperatura, mas sim com a sensação de rigidez e dificuldade de movimento que traz aos pacientes.

LEIA TAMBÉM: Mulher é resgatada no PR após ser mantida em cárcere privado pelo marido por 5 anos

O ombro congelado é uma condição que afeta de 2% a 5% da população mundial é caracterizado pela inflamação da cápsula articular, estrutura que reveste e estabiliza a articulação do ombro. Essa inflamação provoca o espessamento da cápsula e a formação de aderências, limitando os movimentos da região e causando dor e rigidez.

De acordo com Marcelo Campos, presidente da Sociedade Brasileira de Ombro e Cotovelo (SBCOC), nem sempre é possível identificar a causa exata da doença. No entanto, alguns fatores de risco estão associados ao seu desenvolvimento. “Idade, especialmente entre 40 e 60 anos; sexo, sendo as mulheres mais propensas, podendo estar relacionado a fatores hormonais,; além de condições como diabetes, doenças cardiovasculares, distúrbios da tireoide, incluindo hipertireoidismo e hipotireoidismo, e Parkinson. Traumas, lesões ou cirurgias na região do ombro também podem desencadear o problema”, lista o ortopedista.

A síndrome do ombro congelado evolui em três fases. Na primeira, chamada de fase dolorosa, o paciente sente dores intensas, principalmente à noite, e dificuldade para realizar movimentos simples. Na segunda, a dor pode diminuir, mas a rigidez aumenta, limitando progressivamente a mobilidade do ombro. Já na terceira etapa, tanto a dor quanto a rigidez começam a regredir, e o ombro retoma gradualmente sua funcionalidade.

“Ao perceber os primeiros sintomas, é fundamental procurar um ortopedista especialista em ombro. Ele realizará exames físicos e, se necessário, poderá solicitar exames de imagem, como raio-x, ultrassonografia ou ressonância magnética, para descartar outras condições, como artrite ou lesões no manguito rotador”, explica Campos.

A recuperação completa do ombro congelado pode ser demorada, mas há tratamentos eficazes para aliviar os sintomas e acelerar a melhora. Entre as opções, estão o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, sempre com prescrição médica, sessões de fisioterapia para reduzir a rigidez e, em casos mais graves, infiltrações com anestésicos para bloqueio do nervo supraescapular ou até mesmo cirurgia para liberar a articulação.

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo

A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo é uma associação científica de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída por médicos interessados no estudo das afecções ortopédico-traumáticas das articulações do ombro e cotovelo.

Com 36 anos de existência, a SBCOC atua no incentivo e aperfeiçoamento e difusão dos estudos, conhecimentos, pesquisas e prática de cirurgia de ombro e cotovelo, provendo condições de atualização permanente dos médicos por meio de ensino, pesquisa e educação continuada.

VEJA TAMBÉM:

THUMB CORTES (54)
Emocionante: parentes velam Papa Francisco e fieis dão um último adeus
THUMB CORTES (59)
Assustador: terremoto de Magnitude 6,3 abala o Equador
img_D7B5B2C6341A4EA779129E904EF15CEF4472
De Jota Quest a César Menotti & Fabiano: confira as atrações da 25ª Quermesse de Garopaba (SC)
55C46763BAB76F092B8A5F116C46E7B21952_pre
Homem condenado a 28 anos de prisão por estupro de vulnerável no RS é preso em Garopaba (SC)
Terremoto de 6,2 graus abala Istambul: fenômeno deixou mais de 150 feridos
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E