P U B L I C I D A D E

Mpox: África tem quase 50 mil casos confirmados em pelo menos 28 países do continente

Declaração de emergência da doença ocorreu há um ano.
Foto: REUTERS/Dado Ruvic

Redação PIXTV (Site)

15 de agosto de 2025

atualizado às 11:49

Um ano após a declaração de emergência em saúde pública de importância internacional em razão de um surto na República Democrática do Congo e localidades vizinhas, a mpox já contabiliza quase 50 mil casos confirmados em pelo menos 28 países africanos.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que o número de mortes associadas à doença e as taxas de mortalidade provocadas pelo vírus são baixos. “Mas, para pacientes imunocomprometidos, sobretudo aqueles com HIV não controlado, o risco permanece alto”.

“Estamos observando uma capacidade crescente nos países para gerenciar surtos de mpox”, escreveu Tedros, em seu perfil na rede social X, ao citar que a declaração de emergência em saúde pública, há um ano, ajudou a arrecadar os recursos necessários para controlar os surtos da doença.

O diretor-geral alertou, entretanto, que “cortes drásticos” na ajuda externa dificultam os esforços no combate à doença, impactando o acesso a vacinas e diagnósticos, além da implementação integral de medidas de saúde pública.

“Apelamos a todos os países para que permaneçam vigilantes e priorizem o controle de surtos. E apelamos aos países doadores para que demonstrem sua solidariedade e apoio ao fim da emergência global”, concluiu Tedros.

A doença

A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem. O número de lesões pode variar de algumas a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, nos olhos, nos órgãos genitais e no ânus.

Fonte: Agência Brasil

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT
Operação conjunta prende padrasto e enteado por estupro de vulnerável em Garopaba (SC)
xr:d:DAFtCte3NTk:72,j:162531860342395611,t:23090813
Rádio Jovem Pan News FM migra para frequência das Comunitárias na Grande Florianópolis
image_870x_66eb1bf0d72bf
Homem é atacado com golpes de barra de ferro dentro de casa durante roubo em Imbituba (SC)
WhatsApp Image 2025-08-31 at 20.27
Mais de 200 kg de cocaína são encontrados em navio no Porto de Imbituba (SC); VÍDEO
WhatsApp Image 2025-09-05 at 10.22
Caso Isadora Viana: oficial de cartório é condenado sete anos após o crime, em Imbituba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E