Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Nível do Guaíba sobe e prefeitura de Porto Alegre determina fechamento de comportas

A medida, anunciada durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (25), foi tomada para evitar que a área central da capital alague caso o nível do lago chegue aos 3 metros.

Redação PIXTV (Digital)

25 de setembro de 2023

atualizado às 14:59

A prefeitura de Porto Alegre determinou o fechamento preventivo do sistema de comportas para evitar inundações causadas pelo Guaíba. A decisão foi anunciada durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (25), quando o nível do rio estava a apenas 27 centímetros da cota de inundação.

De acordo com a administração municipal, a medida leva em conta as previsões de temporais nos próximos dias no Rio Grande do Sul, com previsão de chuva de até 100 milímetros na terça-feira (26). Além disso, na quarta-feira (27), o vento sul deve atuar em direção à Capital, represando a água e evitando o escoamento para a Lagoa dos Patos.

“É uma ação preventiva. Não podemos estar desprevenidos neste momento decisivo. Estamos agindo com mitigação de danos e alinhados com o Estado e demais órgãos parceiros diante da previsão do tempo e alertas que temos recebido. Todas nossas equipes de ponta estão reforçadas e mobilizadas para atender a população e possíveis ocorrências”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Serão fechados oito dos 14 portões que se estendem ao longo do muro da Mauá e nas passagens abaixo da Avenida Castello Branco. Conforme a prefeitura, outros seis que já são fechados permanentemente serão reforçados com 2 mil sacos de areia. A equipe do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) deve iniciar as operações na tarde desta segunda pelo portão 3, localizado em frente ao Tribunal de Contas (TCE-RS).

Segundo o g1, a última vez que houve o fechamento das comportas foi em 2015, quando o rio registrou a segunda maior cheia da história, a 2,93 metros.

O Guaíba começou a encher devido à chegada da água do Rio Taquari, que recebeu as chuvas causadas pela passagem de um ciclone extratropical pelo Estado na semana passada.

Com informações do g1 e Prefeitura de Porto Alegre

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (5)
“Divertida mente 2“: pré-venda começa no Beiramar Shopping
53799442511_e2fb428078_h
Influenciadora de SC é perseguida por stalker do RJ
modelo siteYT (13)
Professores são suspeitos de assédio sexual contra alunos em Imbituba (SC)
Fast
PIXTV chega no FAST
furto-01
Homem sofre roubo à mão armada em Imbituba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E