A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 4ª Delegacia de Polícia de Canoas (4ª DP), deflagrou nesta terça-feira (19) a Operação Mercado de Luxo, com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico de drogas de alto valor. Um homem de 37 anos foi preso em flagrante no bairro Vila Farrapos, em Porto Alegre.
De acordo com o delegado Maurício Barison, titular da 4ª DP, a investigação começou em maio de 2025, focada na comercialização de entorpecentes considerados de luxo em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. No decorrer das apurações, a polícia identificou ramificações da quadrilha também na capital gaúcha.
Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão nas cidades de Canoas e Porto Alegre, os agentes encontraram um verdadeiro “bazar de drogas de luxo”, segundo o delegado. O local operava próximo a uma escola e uma creche — a cerca de 200 metros.
No total, foram apreendidos:
- 4.800 comprimidos de ecstasy
- 230g de MDMA
- 250 porções de LSD
- 380 porções de cocaína + 110g
- 440g de haxixe
- 13,9 kg de maconha + 21 porções e 1 kg de skunk
Além das drogas, os policiais recolheram balanças de precisão, embalagens, seladoras a vácuo e anotações das vendas, elementos típicos do comércio ilegal de entorpecentes. Segundo estimativas, o material apreendido renderia cerca de R$ 500 mil aos criminosos.
As investigações continuam com o objetivo de identificar e prender outros envolvidos no esquema.









