Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Operação apura crimes contra administração pública em Garopaba (SC)

As cidades de Imbituba, Laguna, Forquilhinha, Palhoça e Porto Alegre (RS) também foram alvos.
Policiais cumpriram mandados na Prefeitura de Garopaba. | Fotos: Divulgação/PCSC

Redação PIXTV (Site)

20 de agosto de 2024

atualizado às 09:38

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, nesta terça-feira (20), uma operação para combater crimes contra a administração pública. Foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de valores e outras medidas cautelares nas cidades de Garopaba, Imbituba, Laguna e Forquilhinha, no Sul do Estado; em Palhoça, na Grande Florianópolis; e em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Leia também: Prefeito de Garopaba (SC) fala sobre operação que apura possíveis crimes contra administração pública

A investigação que culminou na operação de hoje é conduzida pela 2⁠ª Delegacia de Combate à Corrupção do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) desde outubro de 2023, quando os agentes tomaram conhecimento de possíveis fraudes em três procedimentos licitatórios.

O que a investigação revela:

  • A investigação apurou que, em um desses procedimentos licitatórios, a municipalidade pagou por duas vezes pelo mesmo objeto, valendo-se, contudo, de contratos distintos. Obviamente, apenas um dos recebedores foi quem teria fornecido o produto, enquanto o outro teria recebido por produto que sequer entregou, demonstrando, assim, o uso e desvio indevido da renda pública em benefício, no mínimo, de terceiros.
  • Além disto, apontou a modificação em contrato administrativo sem autorização no edital da licitação e, por consequência, no contrato administrativo. Vislumbrou-se que pessoa declarada inabilitada no procedimento licitatório foi, todavia, quem executou a obra ao arrepio do procedimento. Ou seja, a empresa vencedora serviu, simplesmente, para receber e repassar a verba pública.
  • Por fim, identificou-se a aquisição de determinado objeto sem qualquer contrato administrativo e procedimento licitatório prévio. Ou seja, foi adquirido o objeto desconsiderando todas as normas legais, porém providenciou-se o pagamento ao fornecedor por meio de contrato administrativo com outra pessoa.

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
1707322309902
PIXTV agora está na plataforma de streaming Zapping
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E