A Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (2) uma operação contra suspeitos de cometerem crimes dentro da administração pública de Quilombo, no Oeste de Santa Catarina. A ação "Desvio de Rota", como foi batizada, cumpriu nove mandados de busca e apreensão e três de prisão. Uma quarta pessoa foi presa por porte ilegal de arma. Um vereador da cidade, Nereu Lima (PL), está entre os detidos.
Os agentes da 5ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (DECOR) de Chapecó cumpriram as ordens judiciais nas cidades de Quilombo e São Lourenço do Oeste, ambas no Oeste catarinense, e também em Pato Branco, no Paraná.
"A operação é desdobramento da apuração de supostas fraudes licitatórias no setor de obras do município de Quilombo, além de outras infrações penais relacionadas, como organização criminosa, lavagem de dinheiro e advocacia administrativa", informou a Polícia Civil.
As investigações demonstraram um aumento nas contratações do setor, com previsões na casa dos R$ 19 milhões — seis vezes maior que a média dos municípios semelhantes.
Os agentes teriam encontrado alterações, principalmente, “subordinadas ao favorecimento e ajuste prévio que levaram à violação da concorrência das licitações por empresas da região, as quais supostamente atuavam em conluio com ocupantes de cargos públicos para sagrarem-se vitoriosas nas disputas”.
Por tal razão, houve a decretação judicial das prisões e buscas, após representação da autoridade policial, além de uma série de outras medidas cautelares, em especial de natureza patrimonial – com bloqueios de ativos dos investigados -, além do afastamento cautelar de duas servidoras do executivo municipal.