Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Outubro Rosa: aumento do câncer de mama entre mulheres jovens preocupa

Maior compreensão sobre a doença oncológica e diagnóstico precoce favorecem o tratamento.
Tendência pode estar relacionada a uma combinação de fatores. | Foto: Divulgação

Redação PIXTV (Site)

22 de outubro de 2024

atualizado às 11:28

Nos últimos anos, observou-se um aumento na incidência de câncer de mama entre mulheres com idade abaixo dos 40-45 anos, embora a maioria dos casos ainda ocorra após os 50 anos. “Esse crescimento é preocupante, pois elas frequentemente não estão no grupo de rastreamento rotineiro. Isso reforça a importância de se atentar para os sinais de alerta e buscar uma avaliação médica mesmo em idades mais jovens”, afirma a oncologista Rafaela Paiola, da Oncoclínicas Grande Florianópolis. A especialista considera que essa tendência pode estar relacionada a uma combinação de fatores ambientais, genéticos e de estilo de vida.

O avanço deste tipo de neoplasia em pacientes com idade inferior a 50 anos tem sido acompanhado com atenção e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o índice de ocorrência em mulheres com menos de 35 anos, que historicamente era de 2%, agora está entre 4 e 5%. O Panorama da Atenção ao Câncer de Mama no Sistema Único de Saúde, que avaliou procedimentos de detecção e tratamento entre 2015 e 2021, revelou que para a faixa etária de 30 a 49 anos, foram notificados 117.984 casos, o equivalente a 30,5% das novas ocorrências nesse período.

Os números acendem um sinal de alerta e a especialista explica que, geralmente, o tumor nesta etapa da vida tende a ser mais agressivo. Rafaela Paiola observa que entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento precoce da neoplasia estão alterações no estilo de vida, como obesidade, sedentarismo, consumo de álcool e tabagismo. “O tecido adiposo aumenta a produção de estrogênio, um hormônio que pode estimular o crescimento de células tumorais”, complementa.

A médica cita também a exposição hormonal prolongada pelo uso de contraceptivos, já que muitas estão optando por ser mães mais tarde, ou até mesmo não ter filhos, o que estende o uso do estrogênio antes da primeira gestação, podendo contribuir para a ampliação do risco. Há ainda o fato de que mulheres mais jovens que desenvolvem câncer de mama têm maior probabilidade de carregar mutações hereditárias nos genes BRCA1 e BRCA2, aumentando a chance de ter este tipo de câncer e de ovário. Por isso, é importante ficar atento ao histórico familiar relacionado à neoplasia, com o objetivo de iniciar o acompanhamento mais cedo, como a mamografia a partir dos 35 anos, conforme orienta o Ministério da Saúde.

A especialista considera também que a maior compreensão sobre a doença oncológica e o uso de exames de imagem mais sofisticados podem estar levando a um diagnóstico mais precoce, o que contribui para a percepção de um aumento da incidência nesse público. “Muitas jovens, antes não rastreadas, agora buscam avaliação precoce devido à conscientização”, acrescenta.

Sinais de alerta

Em Santa Catarina, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 3.860 novos casos neste ano, sendo 340 em Florianópolis. Conforme o Ministério da Saúde, quando o tumor já se encontra com manifestações clínicas, em 90% das vezes ele se apresenta como nódulo palpável na mama. Mas existem outros sintomas que também podem indicar a presença da doença, sendo geralmente sinais inflamatórios que não respondem a tratamentos tópicos com cremes dermatológicos, por exemplo.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele do local; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço. Outros sinais que também podem ocorrer são a inversão do mamilo, inchaço da mama e dor no local. “Diante deste quadro, é importante procurar uma consulta médica, pois o câncer de mama, quando diagnosticado e tratado precocemente, tem 95% de chance de ser controlado”, pondera a oncologista.

Sobre a Oncoclínicas&Co

Oncoclínicas&Co é o maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, com um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico, oferece um sistema completo que integra clínicas ambulatoriais a cancer centers de alta complexidade. Conta com 142 unidades em 39 cidades brasileiras, permitindo acesso de qualidade em todas as regiões que atua, alinhados aos padrões dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com foco em tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas realizou aproximadamente 635 mil tratamentos em 2023. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos principais centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, especializada em bioinformática, em Cambridge, Estados Unidos, e participação na MedSir, dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer, em Barcelona, Espanha. Recentemente, expandiu sua atuação para a Arábia Saudita por meio de uma joint venture com o Grupo Al Faisaliah, levando a missão de vencer o câncer para um novo continente e proporcionando cuidados oncológicos em escala global, ao combinar a hiperespecialização oncológica com abordagens inovadoras de tratamento.

A companhia integra a carteira do IDIVERSA, índice lançado pela B3, destacando empresas comprometidas com diversidade de gênero e raça.

VEJA TAMBÉM:

iluistracao
Casal é arrastado pelo mar na Praia do Rosa (SC); uma das vítimas segue desaparecida
Atletas-e-coordenador-da-equipe-motorist
Pelotas (RS) recebe velório coletivo de vítimas de acidente na BR-376, no PR
projeto-centro-de-eventos-garopaba3
Garopaba (SC) terá Centro de Inovação e Eventos no bairro Limpa
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Medida impopular: Governo federal acabará com o saque aniversário do FGTS
1707322309902
PIXTV agora está na plataforma de streaming Zapping
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E