Quem transitar pelas ruas de Porto Alegre, Canoas e Caxias do Sul entrará em contato com conteúdos informativos sobre riscos e desastres. A Defesa Civil do Estado firmou, na última quinta-feira (11), parceria com a empresa de mídia externa H Mídia Exterior, que disponibilizou pórticos e painéis eletrônicos instalados nos três municípios para uso do órgão estadual, bem como caminhões de mídia equipados com painéis digitais. A empresa também cedeu um totem digital para uso exclusivo da Defesa Civil.
A parceria foi firmada em reunião com o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, o subchefe de Proteção e Defesa Civil, coronel Santiago Soares Dias de Castro, o CEO da H Mídia, João Pedro Silveira, o diretor comercial, Alcides Hartmann, e o CEO da empresa HSQ, Alexandre Quintian. Também esteve presente o ex-chefe da Casa Militar, coronel Alexandre Martins de Lima, responsável por intermediar o contato entre a Defesa Civil e a empresa. O termo de cooperação será assinado ainda em dezembro.

Os painéis se integram à missão de fomentar a cultura de autoproteção e o letramento da população acerca da temática da comunicação de risco, diretrizes preconizadas pela Política Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC). Para isso, as estruturas serão usadas de diferentes formas: tanto exibindo materiais que tratam sobre conhecimento e prevenção de riscos, quanto transmitindo avisos e alertas emitidos para aquelas regiões durante eventos críticos. As inserções diárias dos conteúdos da Defesa Civil podem chegar a 300 por painel, podendo comunicar diversas informações em tempo real.
O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, fez um apanhado do trabalho da Defesa Civil últimos dois anos, e exaltou a iniciativa da empresa em querer somar forças na construção de um Rio Grande do Sul mais resiliente. "Quando assumimos, em 2023, o compromisso de coordenar a Defesa Civil, não imaginávamos o que aconteceria nos próximos dois anos, os maiores desastres da história do nosso Estado. Desde então, já progredimos muito, e vamos progredir ainda mais. O que vocês estão nos oferecendo aqui é um espaço ímpar para avançarmos na promoção da cultura de proteção junto à população gaúcha", enfatizou.






