Na manhã desta segunda-feira (13), centenas de moradores de Garopaba, no Sul de Santa Catarina, foram pegos de surpresa com a paralisação dos serviços de transporte público. A Expresso Garopaba, concessionária responsável pelo serviço, emitiu uma nota informando que vem enfrentando atrasos nos pagamentos desde 2023, ano em que o Programa Tarifa Zero foi implementado.
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Segundo a concessionária, desde junho de 2024, a prefeitura da cidade passou a realizar os pagamentos de forma parcelada, o que resultou no acúmulo de valores em aberto. Segundo o documento, a situação piorou quando a empresa deixou de receber os pagamentos pelos serviços prestados por quilômetro rodado, referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.
Há pouco, a prefeitura de Garopaba se pronunciou oficialmente por meio de uma nota. A gestão pública informou que notificou a concessionária para que o transporte público seja normalizado, mas não se pronunciou sobre as acusações feitas pela Expresso Garopaba a respeito dos débitos. Confira abaixo a íntegra da nota:
"A Prefeitura de Garopaba informa que, até a manhã desta segunda-feira (12), não foi notificada pela Expresso Garopaba, empresa concessionária responsável pelo transporte público coletivo, sobre a paralisação dos serviços no município. Por se tratar de um serviço essencial, a previsão legal obriga a comunicação de possível greve à prefeitura com, no mínimo, 72 horas de antecedência. Além disso, é obrigatória a manutenção de um percentual mínimo de 30% de transporte público em atividade.
A Prefeitura de Garopaba reforça que está atenta à situação e reitera que continuará tomando todas as medidas necessárias para assegurar que o transporte público coletivo funcione de maneira adequada e eficiente, conforme o que é exigido legalmente e acordado com a concessionária. A administração municipal permanece à disposição para esclarecer qualquer dúvida e manterá a transparência sobre o andamento das ações em curso."