Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Passeata pela Liberdade Religiosa pede audiência pública em Garopaba (SC)

Manifestação denuncia a ação das polícias que, segundo lideranças religiosas, já interromperam diversos cultos na região.
Passeata pela Liberdade Religiosa encaminha solicitação de audiência pública a vereadores e prefeito de Garopaba. | Fotos: Luz Dornelles

Redação PIXTV (Site)

14 de junho de 2024

atualizado às 16:06

A passeata “Tambores pela paz”, organizada pelo Ilê Alaketu Obá Bí lé dé com o apoio de voluntários e coletivos culturais, percorreu as ruas de Garopaba (SC) na tarde de quarta-feira (12) para solicitar a execução do direito à liberdade religiosa garantido pelo Artigo 5º, inciso IV da Constituição Federal Brasileira.

A manifestação denunciou a ação das polícias que já interromperam diversos cultos na região e solicitou a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Garopaba para que o tema seja discutido por autoridades políticas municipais, estaduais e federais, pelas lideranças religiosas de matriz africana e afro-brasileira e pela comunidade. O pedido foi encaminhado através do gabinete do vereador Jean Ricardo (PSB/SC) - leia aqui o Manifesto às autoridades políticas pela liberdade religiosa em Garopaba.

“O silêncio de nossos tambores nos fere, já que é através deles que nos dirigimos ao sagrado e professamos nossa fé. Também nos fere o silêncio de vossas excelências frente a uma violação de direitos que não começou ontem neste município, já que nos senhores foi depositada a confiança do povo para que nossos direitos fossem cumpridos e respeitados. Agora, unimos e ecoamos nossas vozes para que nem vocês, nem nossos tambores permaneçam silenciosos”, comenta Paola Renata Borges Ramos da Silva, mãe pequena do Ilê Alaketu Obá Bí Lé Dé e organizadora do ato, no manifesto entregue às autoridades locais através do vereador Jean Ricardo.

O ato encerrou na praça central da cidade do Sul catarinense com manifestações de diversos coletivos culturais locais que utilizam os tambores e cujas raízes também remetem à África, como o Maracatu Eko da Mata e o Grupo de Tambor Malimke.

Fonte: Luz Dornelles

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E