Nesta sexta-feira (29), a partir das 14h, ocorre a segunda edição do Projeto Dia das Igrejas. O passeio vai percorrer um trajeto para privilegiar o contexto urbano e a inserção das igrejas na história de Porto Alegre. Todo o percurso será feito com transporte apropriado, e o grupo será acompanhado pela historiadora Vanessa Gomes de Campos. Após o retorno, missa na Catedral Metropolitana às 18h e, às 19h, show na praça da Matriz com Carlos Freitas Sus Hermanos e convidados, mais Rodrigo Almada e banda.
O ponto de encontro será no estacionamento da Basílica N. Sra. das Dores (rua Riachuelo, 600 - Centro Histórico). A caminhada começa até o Santuário São Rafael, onde os participantes vão conhecer um pouco da história da beata Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Na sequência, com transporte, será feito um percurso externo pela Basílica N. Sra. das Dores e Catedral Metropolitana, depois dirigindo o grupo à Capela do Divino Espírito Santo, com visita interna, assim como no Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus.
O roteiro segue para as igrejas São João, N. Sra. dos Navegantes (com uma parada especial para ver por dentro), São Geraldo e São Pedro, que foram encravadas nos antigos bairros por operários da cidade e contam com a antiguidade de criação. São aspectos históricos e arquitetônicos que revelam a fé e devoção da cidade.
A atividade é uma realização da Associação Comunitária do Centro Histórico, através de demandas no Orçamento Participativo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. As inscrições devem ser feitas de forma antecipada neste link. A participação é gratuita
Serviço
Dia das Igrejas
Sexta-feira, a partir das 14h
Inscrição aqui
Ponto de encontro: rua Riachuelo, 600 - Centro Histórico (estacionamento da Basílica N. Sra. das Dores)
Duração: três horas
Fonte: PMPA