P U B L I C I D A D E

Plano Rio Grande é tema de painel no Brazil Forum UK, na Universidade de Oxford

Debate destacou caminhos para enfrentar impactos da crise climática.
Secretária Marjorie (D) detalhou ações do governo para reconstrução e resiliência do RS. | Foto: Ascom Sema

Redação PIXTV (Site)

16 de junho de 2025

atualizado às 12:11

O Plano Rio Grande e as estratégias do Rio Grande do Sul para a adaptação climática foram temas de um dos painéis da 10ª edição do Brazil Forum UK, em Oxford, no Reino Unido. O evento, que teve a participação da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, ocorreu na Blavatnik School of Government (Escola de Governo da Universidade de Oxford).

Marjorie palestrou no sábado (14), a convite do governo brasileiro, no painel "Cidades resilientes e inclusivas: desafios e caminhos para infraestruturas sustentáveis". O encontro também contou com a presença de representantes do Ministério das Cidades, do Google e da Central Única das Favelas (Cufa).

Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. 

"Em uma situação em que os eventos meteorológicos extremos se tornam cada vez mais frequentes, o papel das cidades na agenda de adaptação climática ganha centralidade. A troca de experiências internacionais tem destaque como vetor estratégico para impulsionar ações locais com impacto global. O evento foi um ótimo momento para discutir e mostrar tudo o que estamos fazendo no Rio Grande do Sul, incluindo o Proclima 2050", afirmou Marjorie.

O Brazil Forum UK, que tem como patrono o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, reúne especialistas e autoridades públicas para debater soluções concretas para a construção de centros urbanos mais resilientes, inclusivos e sustentáveis. A organização é de estudantes brasileiros em Oxford.

A programação abordou as principais vulnerabilidades dos municípios brasileiros diante das mudanças do clima. Foram discutidos os impactos enfrentados e os desafios na capacidade de resposta.A importância da atuação coordenada entre os diferentes níveis de governo – federal, estadual e municipal – também esteve em debate, com ênfase no protagonismo das prefeituras e dos governos estaduais na formulação de políticas públicas eficazes e socialmente justas.

Os participantes debateram ainda formas de incorporar a justiça climática nas políticas urbanas e os aprendizados de governos locais em fóruns internacionais, como as Conferências da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs).

Outras agendas

A partir desta segunda-feira (16), Marjorie participará, na Alemanha, da Conferência de Bonn sobre Mudanças Climáticas, evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne lideranças mundiais.

Uma das agendas previstas é uma reunião com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), quando o Estado apresentará suas estratégias para promover uma agricultura de baixo carbono e destacará as parcerias firmadas com instituições de pesquisa do RS.

O evento integra as agendas preparatórias para a Conferência do Clima da ONU (COP30), que ocorre no Brasil, em Belém (PA), no mês de novembro.

De 23 a 26 de junho, a coordenadora do Clima da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Daniela Lara, representará o RS em Konin, na Polônia, em evento que terá como objetivo de promover o intercâmbio de experiências sobre transição energética justa.

Fonte: Secom RS

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (2)
Mulher procurada por crime de perseguição no Espírito Santo é presa em Imbituba (SC); VÍDEO
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
mao-algemas
Garopaba (SC): homem com mandado de prisão em aberto por tráfico é detido no bairro Grama
casa-de-cultura-centro-garopaba-sc
Garopaba (SC) tem agenda cultural diversificada na reta final de Outubro; veja programação
remedios_2912203617_0
Farmácia Popular: veja como fica lista de medicamentos ofertados
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E