Na manhã desta terça-feira (15), a Polícia Militar realizou uma operação de reintegração de posse em Abelardo Luz, região Oeste de Santa Catarina. A ação ocorreu devido à ocupação da Fazenda Bom Sucesso por cerca de 150 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), os quais assumiram o controle de uma extensão de terra de 407 hectares.
De acordo com informações divulgadas pelo Jornal Razão, os ocupantes estavam em flagrante descumprimento de uma decisão judicial anterior e envolvidos em esbulho possessório (termo jurídico usado para descrever a ação de tomar posse de um bem de forma ilegal).
A ação teve início às 08h e envolveu mais de 50 policiais da 2ª Companhia de Polícia Militar com sede em Xaxim, do 30º BPM de Xanxerê, do Batalhão Polícia de Choque da PMSC, dos Pelotões de Patrulhamento Tático do 30º BPM de Xanxerê, do 20º BPM de Concórdia e do 2º BPM de Chapecó, da Cavalaria do 2º BPM de Chapecó e da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
A situação foi resolvida pacificamente e, após negociações com os representantes do movimento, foi acordada a retirada do acampamento e o retorno dos integrantes do movimento ao local onde já possuem a devida posse. A Polícia Militar não precisou usar a força para restabelecer a ordem pública.
As lideranças foram identificadas para posterior investigação dos crimes praticados. A propriedade rural em questão faz divisa com outra área já ocupada pelo MST.
Com informações do Jornal Razão