A Polícia Civil de Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, concluiu nesta terça-feira (18) o inquérito que investigou o incêndio que destruiu duas residências no Bairro Germânico, na manhã de 12 de agosto deste ano.
De acordo com a investigação, um homem de 40 anos, ao tentar acender o fogão à lenha de sua residência utilizando gasolina, provocou uma explosão que deu início ao incêndio. Ele tentou fazer fogo com papel e grimpa, mas, diante da dificuldade, decidiu utilizar combustível líquido altamente inflamável.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para controlar o incêndio, mas as chamas destruíram dois veículos, três roçadeiras, um carrinho de cortar grama, fogão à lenha, equipamento a gás, móveis e utensílios domésticos, além de causar o colapso parcial da cobertura da garagem e carbonização intensa das estruturas superiores.


A casa vizinha, pertencente a uma mulher de 63 anos, também sofreu danos significativos em paredes, telhado, dois banheiros e caixa d’água devido à propagação do calor.
O prejuízo material total foi estimado em R$ 140 mil para o proprietário da residência incendiada, pai do investigado, de 67 anos, e R$ 41 mil para a vizinha.
"Concluiu-se que o investigado agiu com manifesta imprudência ao manipular substância altamente inflamável em ambiente fechado, sem observar as cautelas necessárias, deixando o recipiente plástico contendo gasolina a apenas um metro e meio do local onde produziria chamas. Tal conduta criou o risco concreto e previsível de explosão, violando as regras elementares de segurança", informou o documento policial.
O inquérito será encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, e o investigado responderá pelos fatos em liberdade.






