A Escola Municipal de Ensino Fundamental Paixão Côrtes (Laçador) deu início ao ano letivo de 2025 fortalecendo e ampliando o ensino bilíngue em Inglês, implementado em fevereiro de 2024. Ao completar o primeiro ano de atuação, a unidade escolar, com projeto pioneiro na rede de Porto Alegre, atende a 129 alunos da Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental, no bairro Vila Ipiranga.
Leia também: Grupo especializado em roubos de cargas de cigarros é alvo de operação no PR
''O trabalho na Paixão Côrtes serve de referência para ser implementado em outras unidades do município. Além de ser a primeira escola bilíngue, em inglês, conta com atendimento em turno integral, outro modelo que deve ser expandido, seguindo as metas do nosso programa Porto da Educação, em mais de 50% na rede municipal”, afirma o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal.
Diretora da escola, Luciene Alves de Lima Brandão explica que 30% da carga horária do aluno é com dois professores em sala de aula, em inglês e português. ''O segundo idioma está em todas as atividades da escola para que os alunos desenvolvam habilidades desde cedo nas duas línguas. É uma imersão, de forma lúdica e leve, desde os anos iniciais. É um projeto impactante para a educação pública e para os alunos, que terão ampliadas as oportunidades profissionais. Além disso, recebeu apoio e acolhimento de toda a comunidade escolar'', avalia.

Ampliação
Segundo a supervisora de Ensino Bilíngue da escola, Vivian Berlitz, a ideia é qualificar ainda mais o trabalho por meio da formação dos professores, planejamento integrado e de projetos interdisciplinares. Além disso, a biblioteca da instituição está sendo ampliada para torná-la bilíngue, e um laboratório de reforço em inglês será estruturado para os estudantes.
O projeto é executado em parceria pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Unisinos, que fornece, de forma gratuita, material didático e capacitação para os professores.
Fonte: PMPA