P U B L I C I D A D E

Porto Alegre inicia plantio de 3,5 mil novas árvores para reforçar arborização urbana na cidade

A escolha dos locais para os plantios prioriza bairros com menor cobertura de copa.
Foto: Bibiana Cassol / SMAMUS / PMPA

Redação PIXTV (Site)

28 de agosto de 2025

atualizado às 13:40

Porto Alegre está reforçando os cuidados com a arborização urbana. 3,5 mil novas árvores começaram a ser plantadas em diferentes pontos da cidade, sendo 2 mil em ruas e praças e 1,5 mil em Áreas de Preservação Permanente (APPs). Os primeiros plantios tiveram início na Zona Sul, na Praça Araguaia, no bairro Vila Assunção.

A Progaia Engenharia e Meio Ambiente será responsável pelo plantio, enquanto a Athena Construção e Paisagismo Ltda ficará encarregada da manutenção das mudas, com serviços contínuos como irrigação, adubação e poda de condução. O contrato tem vigência inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por até dez anos. Ambas foram selecionadas em licitações realizadas neste ano pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), com o objetivo de realizar a manutenção das árvores da cidade, em uma estratégia voltada à ampliação e conservação da cobertura vegetal.

A escolha dos locais para os plantios prioriza bairros com menor cobertura de copa, vias estruturantes como canteiros centrais, áreas que perderam vegetação devido à senescência e morte de árvores, locais atingidos por eventos climáticos extremos, além de praças, parques, APPs e regiões com maior risco de ondas de calor, conforme o Plano Local de Ação Climática (Plac). As demandas da população registradas pelo 156 também são consideradas.

“Com o plantio e a manutenção, conseguimos implantar novas árvores na cidade e garantir que elas cresçam saudáveis, compatíveis com as limitações do meio urbano e com custos menores de manejo futuro para o município”, destaca Verônica Riffel, coordenadora de Arborização Urbana da Smamus.

Arborização

Porto Alegre foi reconhecida internacionalmente no programa Cidades Globais das Árvores, que destaca municípios referência em gestão e planejamento urbano. A cidade já conta com 43% do território coberto por copas arbóreas e segue ampliando a arborização com investimentos do programa POA + Verde.

Neste ano, a prefeitura lançou também uma plataforma inédita de monitoramento de plantio, que permite à população acompanhar em tempo real as novas mudas, incentivando a participação e o engajamento na preservação do verde urbano. Outra iniciativa é o Viveiro Municipal, que produz cerca de 50 espécies de árvores nativas, incluindo exemplares ameaçados de extinção, garantindo diversidade ecológica e abastecendo tanto áreas urbanas quanto de preservação.

Com informações PMPA

VEJA TAMBÉM:

detentas-mulher-prisao-1555960465951_v2_
Mulher com mandado de prisão em aberto por furto é presa no Centro de Garopaba (SC)
WhatsApp Image 2025-12-08 at 10.37
Cerca de 1,5 tonelada de carne imprópria para consumo humano é apreendida em Palhoça (SC)
sirene-de-carro-da-policia-penal-de-sant
Mais de 6 perfurações pelo corpo: homem é vítima de tentativa de homicídio no Sul catarinense
modelo siteYT (5)
Disparo em casa noturna de Floripa: Polícia Civil cumpre mandado contra suspeitos
modelo siteYT (3)
Prejuízo de mais de R$ 50 mil: bandidos praticavam extorsões de dentro de presídio no RS
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E