A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), publicou edital para contratar uma casa de passagem destinada ao acolhimento de famílias e imigrantes — uma modalidade inédita na cidade. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (20).
O espaço deverá ter capacidade para até 20 famílias, totalizando cerca de 50 pessoas. O serviço será gerido por uma Organização da Sociedade Civil (OSC), em parceria com a prefeitura, em regime de mútua cooperação.
A proposta da nova unidade é garantir um ambiente seguro, com estrutura adequada de higiene, salubridade, repouso e cuidado, preservando a dignidade e a autonomia dos usuários.
Além deste edital, seguem em andamento processos para a contratação de outras três casas de passagem, com 150 vagas destinadas ao acolhimento de homens e mulheres.
A criação da casa para famílias e imigrantes faz parte do pacote de ações anunciado em junho pela administração municipal para ampliar a rede de assistência social e de saúde voltada à população em situação de rua na capital.