A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou na manhã desta terça-feira (2) a Operação Yellow Smile, com o objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa que atua na Zona Sul de Porto Alegre. A ação foi conduzida pela 6ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (6ª DPHPP).
Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão contra suspeitos investigados por um homicídio ocorrido em 10 de julho de 2025, no bairro Nonoai.
Segundo as investigações, a vítima foi surpreendida dentro de um estabelecimento comercial, sequestrada e levada até uma área de mata, onde acabou executada. O crime teria sido motivado pela suspeita de que o homem estaria repassando informações sobre a facção para um grupo rival da Zona Leste da capital da gaúcha.
Durante o período em que esteve em poder dos criminosos, a vítima chegou a ser exposta em uma chamada de vídeo com o suposto mandante do homicídio, que foi reconhecido posteriormente por testemunhas. Com base em depoimentos e provas, a Polícia Civil conseguiu identificar todos os envolvidos no crime.
A Operação Yellow Smile também contou com o apoio da Brigada Militar, por meio do 1º Batalhão de Polícia Militar e do Canil, além da Polícia Penal.