"A literatura como espaço de escuta, presença e transformação sensível”. Esse é o tema do festival de literatura "Toca Literária - Palavras que Tocam", que acontece nos dias 11 e 12 de julho, na Praia da Gamboa, em Garopaba, no Sul de Santa Catarina. O evento é gratuito e oferece uma programação com rodas de leitura, contação de histórias, oficina de escrita criativa, varal literário, sarau e troca de livros. O festival acontece no Toca Studio Vivo - Toca do Lagarto, espaço cultural localizado em uma área em meio à natureza.
As atividades são para todas as idades, especialmente para crianças de 5 a 10 anos, jovens de 10 a 16 anos, além dos adultos apaixonados por literatura. Segundo a produtora do festival, Camila Seeger, o projeto nasce com o propósito de descentralizar o acesso à cultura e à arte em Garopaba. “O Toca Literária surge para incentivar a leitura e a escrita onde muitas vezes a cultura não chega. É um encontro de afetos, histórias e imaginação", completa.
Oficina de escrita criativa
Um dos destaques é a oficina de escrita criativa "Prosas Apátridas". Por meio de exercícios provocativos, reflexões sobre o fazer literário e trocas entre os participantes, a oficina incentiva a construção de uma voz narrativa própria e a criação de textos para além das fronteiras de um estilo. A experiência é conduzida pelo escritor Carlos Henrique Schroeder, vencedor de diversas premiações, como o Prêmio Clarice Lispector da Biblioteca Nacional. É um convite à experimentação.
Contação de histórias
E que tal embarcar numa viagem lúdica por contos infantis e lendas brasileiras? No Toca Literária, quem conduz essa jornada é Gelson Bini, mediador de leitura com mais de duas décadas de atuação, por todo o Brasil. Durante os dois dias de festival, Gelson apresenta contos clássicos e contemporâneos e transforma o ato de ouvir histórias em uma experiência sensível e coletiva. A atividade é lúdica e voltada, especialmente, para crianças e adolescentes.
Compartilhe um texto
Tem ainda o Varal Literário, para quem desejar compartilhar poesia, conto, carta ou outro texto autoral com a comunidade. Além de "perdurar palavras", o participante pode também declamar em voz alta algum texto de interesse para o público durante o evento. "É um espaço aberto para todos. Uma forma da gente dizer: sua voz também importa! É sobre dar visibilidade à escrita autoral", destaca a produtora do festival, Camila. As inscrições estão abertas.
Inscrições
Faça sua inscrição na oficina de Escrita Criativa "Prosas Apátridas" e no Varal Literário acessando este link.
Incentivo
O festival de literatura Toca Literária é executado com recursos