A Prefeitura de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, deu início à implementação do Cartão Vale-Alimentação para os servidores públicos municipais. A medida moderniza a forma de concessão do benefício, que anteriormente era pago em dinheiro no contracheque — prática considerada ilegal. Agora, o auxílio passa a ser disponibilizado por meio de cartão, conforme determina a legislação aprovada em março de 2024.
Com o novo modelo, os servidores poderão utilizar o benefício em mais de 40 estabelecimentos credenciados na cidade, como supermercados, padarias, açougues e demais comércios. A iniciativa proporciona mais praticidade no uso do cartão, maior controle de gastos e ainda movimenta a economia local ao incentivar o consumo no comércio de Imbituba, segundo a gestão municipal.

O Secretário de Gestão e Desburocratização, Giovane Ferreira, destacou a importância da mudança: “A lei foi aprovada no ano passado e já devia ter sido cumprida. O cartão vale-alimentação não apenas moderniza um benefício essencial, como também assegura mais dignidade e praticidade no dia a dia. É um investimento direto na qualidade de vida dos nossos colaboradores e na economia local, já que o valor do benefício será gasto aqui, gerando mais vendas, empregos e oportunidades para nossos comerciantes”, afirmou.
O cartão conta com identidade visual da Prefeitura, o que facilita sua identificação nos pontos de venda. A expectativa é que a nova modalidade fortaleça principalmente os pequenos e médios empreendedores da cidade, gerando um ciclo positivo de desenvolvimento econômico.
Além da implementação, a Prefeitura também realiza ações de orientação junto aos comerciantes, com o objetivo de ampliar a rede credenciada. Os servidores estão sendo informados sobre os detalhes operacionais do novo sistema, incluindo o valor do benefício, a forma de entrega dos cartões e a lista dos locais onde poderão ser utilizados.