P U B L I C I D A D E

Prefeitura de Porto Alegre reforça segurança com 100 novos Guardas Civis Metropolitanos

Maior ingresso de agentes nos últimos 15 anos amplia patrulhamento e fortalece a presença da Guarda Civil em toda a cidade.
Foto: @gm.poa

Redação PIXTV (Site)

30 de outubro de 2025

atualizado às 14:52

A Prefeitura de Porto Alegre terá o reforço de 100 novos Guardas Civis Metropolitanos (GCMs) aprovados em concurso público realizado em junho. A nomeação, publicada no Diário Oficial de Porto Alegre desta quinta-feira, 30, representa o maior ingresso de novos agentes nos últimos 15 anos, reforçando de forma expressiva o patrulhamento ostensivo e a segurança pública do município. Com as nomeações, o efetivo da corporação passa a contar com 449 servidores.

“A chegada dos 100 novos guardas não é apenas um número, é a materialização do nosso compromisso com uma cidade mais segura e acolhedora. Eles serão os olhos, os ouvidos e, acima de tudo, a presença do poder público nas nossas ruas, fortalecendo o vínculo de confiança com a população”, afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon, ao destacar o caráter estratégico da medida.

Formação 

Os agentes passarão por um processo de formação e de capacitação antes de iniciarem as atividades operacionais. Após o treinamento, serão distribuídos em diferentes regiões da cidade, com atenção especial à área central, atuando no patrulhamento de praças, parques, equipamentos públicos e no apoio direto às comunidades.

"É uma resposta direta à demanda por mais presença de segurança preventiva em todas as zonas da Capital. Estes homens e mulheres serão preparados não apenas técnica, mas também eticamente, para cumprir com excelência e humanidade o seu dever. Eles chegam para somar forças com os veteranos e elevar ainda mais o padrão de serviço da nossa corporação", completa o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Marcelo do Nascimento.

Plano de Carreira 

Os novos GCMs serão enquadrados no plano de carreira da categoria aprovado pela Câmara Municipal em julho passado. A reestruturação promove valorização profissional, com cargos e salários revisados, além de progressão baseada em mérito e tempo de serviço, fortalecendo o reconhecimento e a motivação dos servidores.  

Fonte: PMPA

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (2)
Mulher procurada por crime de perseguição no Espírito Santo é presa em Imbituba (SC); VÍDEO
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
mao-algemas
Garopaba (SC): homem com mandado de prisão em aberto por tráfico é detido no bairro Grama
modelo siteYT
Polícia Civil investiga golpe milionário contra empresa catarinense Growth Supplements
casa-de-cultura-centro-garopaba-sc
Garopaba (SC) tem agenda cultural diversificada na reta final de Outubro; veja programação
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E