Na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Civil, por meio da 6ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, em conjunto com a Polícia Penal, realizou uma operação que cumpriu mais de 20 ordens judiciais em combate aos crimes de extorsão e associação criminosa.
Entre os mandados cumpridos, nove ocorreram no interior da Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC III), três em Porto Alegre, além de mandados de prisão preventiva. Ao todo, 12 pessoas foram presas, sendo 11 indivíduos já recolhidos ao sistema prisional, investigados por envolvimento nas práticas criminosas.
De acordo com o delegado Marcos Meirelles, os presos utilizavam telefones celulares dentro do presídio para cometer extorsões, auxiliados por comparsas em liberdade que forneciam informações sobre as vítimas e contas bancárias para o recebimento dos valores.
“Os investigados causaram prejuízos superiores a R$ 50 mil às vítimas, incluindo a transferência de um veículo. As investigações tiveram início após denúncias envolvendo proprietários de uma empresa de materiais de construção na zona sul de Porto Alegre”, explicou o delegado.






