Na manhã de ontem (29), a Polícia Civil, por meio da 5ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (5ª DPHPP), cumpriu dois mandados de busca e apreensão que resultaram em uma prisão considerada estratégica no combate ao crime organizado, especialmente em relação ao recente conflito entre facções na Zona Norte de Porto Alegre. O homem detido é apontado pela corporação como um dos principais responsáveis pelos confrontos entre organizações criminosas na região.
Entenda como ocorreu a ação:
Em um primeiro momento, um homem foi preso em flagrante portanto uma arma de fogo com numeração raspada, com carregador de alta capacidade, que permite grande quantidade de disparos consecutivos e é comumente utilizado por integrantes de organizações criminosas durante suas execuções. A prisão ocorreu no bairro Vila Ipiranga, Porto Alegre.

De acordo com a corporação, o indivíduo possui grande relevância dentro de uma organização criminosa e é apontado como o principal pivô do conflito entre grupos rivais que é responsável por, ao menos, quatro homicídios na Zona Norte da cidade, incluindo o triplo homicídio ocorrido em 22 de julho de 2025.
Em outro endereço vinculado ao mesmo alvo, localizado em Alvorada, uma mulher foi presa armazenando significativa quantidade de entorpecente, já fracionada e embalada para a venda.
O Delegado Mario Souza afirmou que “ação é fundamental para paralisar o conflito que se iniciou na Zona Norte e, com agilidade, já está responsabilizando um dos principais responsáveis pelas mortes ocorridas. Essa prisão contribuirá com as estratégias adotadas pelo DHPP para tornar o ano de 2025 mais seguro que os anteriores”.
Após os trâmites legais, os presos foram entregues ao sistema prisional.