Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Previsão do tempo: SC pode ter neve e chuva congelante

Condição deve ocorrer nas áreas de Serra do Planalto Sul catarinense, entre a noite desta terça (9) e a madrugada da quarta (10).
Estado pode ter neve e chuva congelante entre a noite desta terça e madrugada de quarta-feira. | Foto: Ricardo Wolffenbuttel/ SECOM

Redação PIXTV (Site)

9 de julho de 2024

atualizado às 16:12

A combinação de uma intensa massa de ar frio e a disponibilidade de umidade cria condições favoráveis para o fenômeno chamado de precipitação invernal, que traz chance de neve e chuva congelante para Santa Catarina. Essa condição deve ocorrer nas áreas de Serra do Planalto Sul catarinense, entre a noite desta terça-feira (9) e a madrugada da quarta-feira (10).

Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, as temperaturas durante esse período devem ficar próximas ou inferiores a 0°C, favorecendo a ocorrência de chuva congelada e/ou congelante, com uma pequena chance de neve misturada à chuva congelada. O tipo de precipitação dependerá da quantidade de umidade presente na atmosfera.

“Para a precipitação de neve ocorrer, é necessária a combinação de vários fatores. A temperatura na camada em 850 hPa (cerca de 1,5 km de altura) deve ser inferior a 3°C com umidade relativa acima de 80%. Além disso, a temperatura do ar entre a base da nuvem e a superfície deve permanecer próxima ou abaixo de 0°C, para que o floco de neve não derreta durante seu trajeto até o solo”, informa a equipe de monitoramento da Defesa Civil.

Tipos de Precipitação Invernal

  • Chuva Congelada: Ocorre quando um floco de neve passa por uma camada de ar com temperatura positiva durante sua queda, descongelado e congelado novamente ao encontrar uma camada de ar mais frio próxima da superfície. Este fenômeno pode anteceder a queda de neve, sendo comum observar chuva congelada misturada a flocos de neve.
  • Chuva Congelante: Acontece quando a precipitação cai na forma líquida, congelando ao tocar uma superfície sólida, quando as temperaturas do ar estão próximas ou abaixo de 0°C. Este fenômeno geralmente acumula gelo em forma de lâmina no solo.
  • Neve: É a precipitação que ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo que não derretem durante seu trajeto até o solo, com formato hexagonal ou ramificado, ou ainda em formato granular.

VEJA TAMBÉM:

Friends choosing a movie to watch together at home, video on demand concept
Fim da pirataria da TV a cabo, também conhecidas como gatonet.
policia-militar-2-800x600
Mãe e filho morrem em grave acidente na BR-282, em Lages (SC)
dasdfG
SC: professora fica cerca de 25 horas desaparecida em Imbituba
sirene-50992-51979-58637-79519_80157
SC: mulher é encontrada morta e com sinais de violência dentro de casa
1707322309902
PIXTV agora está na plataforma de streaming Zapping
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E