Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Porto de Laguna: projeto de dragagem será custeado por emenda da Bancada do Sul

O anúncio será oficializado nesta quinta-feira (11), em evento na Acit, em Tubarão.
Projeto de dragagem da área do porto de Laguna será custeada por emenda da Bancada do Sul. | Foto: SCPar/Porto de Laguna

Redação PIXTV (Site)

9 de julho de 2024

atualizado às 16:02

O projeto básico e executivo de dragagem da área do Porto de Laguna será elaborado com recursos destinados pelos deputados da Bancada do Sul, no valor de R$ 5 milhões. O rebaixamento do nível do canal é uma obra complementar à redragagem do rio Tubarão, e vice-versa, no quesito prevenção de enchentes na região cortada pelo rio.

O anúncio oficial da destinação da verba para o projeto será feito nesta quinta-feira (11), às 10 horas, na Associação Empresarial de Tubarão (Acit), com presença dos deputados da bancada e do governador em exercício, Mauro de Nadal. A obra incluirá a remodelagem dos molhes e retirada de uma grande rocha que prejudica a vazão da água do rio e também impede a entrada de barcos pesqueiros maiores no porto.

As duas etapas inicialmente eram previstas no mesmo projeto e foram separadas pelo fato de na região do porto ter a proposta mais ampla, de também beneficiar a pesca. "Ainda temos um longo caminho pela frente, é verdade. Mas, aos poucos, vamos conseguindo avançar no assunto redragagem. E nossa luta para resolver essa questão vai continuar", destaca o deputado Pepê Collaço, presidente da Bancada do Sul e criador da Frente Parlamentar das Dragagens dos Rios Catarinenses.

O projeto de redragagem foi elaborado em 2013 e precisa ser atualizado, trabalho que será feito pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). O trecho a ser desassoreado no rio tem 27 quilômetros, entre a ponta dos Molhes de Laguna e a ponte férrea, em Capivari de Baixo. O custo da obra é estimado em cerca de R$ 586 milhões.

VEJA TAMBÉM:

Friends choosing a movie to watch together at home, video on demand concept
Fim da pirataria da TV a cabo, também conhecidas como gatonet.
policia-militar-2-800x600
Mãe e filho morrem em grave acidente na BR-282, em Lages (SC)
dasdfG
SC: professora fica cerca de 25 horas desaparecida em Imbituba
1707322309902
PIXTV agora está na plataforma de streaming Zapping
sirene-50992-51979-58637-79519_80157
SC: mulher é encontrada morta e com sinais de violência dentro de casa
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E