Sob sol forte, milhares de fiéis, muitos de pés descalços, carregando velas, flores e rosários, participaram na manhã desta sexta-feira (2) da tradicional Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. As celebrações de fé dos devotos para pedir graças, bençãos e pagar promessas à santa tomaram conta de ruas de Porto Alegre desde as primeiras horas da manhã. O evento religioso é considerado patrimônio imaterial da Capital gaúcha e este ano teve como tema "Com a Mãe de Navegantes caminhar na esperança".
As homenagens tiveram início às 7h, com uma missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico, lotada de devotos. O prefeito Sebastião Melo e a primeira-dama do Município Valéria Leopoldino, acompanharam a celebração, junto com outras autoridades. A festa de Navegantes é promovida pela Arquidiocese de Porto Alegre com apoio da prefeitura.
Após a missa, começou a procissão pelas ruas do Centro Histórico, seguindo pela avenida Mauá e Castelo Branco até alcançar a Rodoviária. Sob aplausos e orações, o andor com a imagem da Santa seguiu o trajeto de cerca de cinco quilômetros até alcançar o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, onde foi saudada por outra centena de fieis.
Pelo caminho, Tiago Schmitz, motorista, agradecia com os chinelos nas mãos e os pés descalços no asfalto quente por graças alcançadas. "Ela salvou meus filhos gêmeos Miguel e Arthur que nasceram prematuros. Hoje estão saudáveis, com 4 anos", contou. A engenheira civil Luciane Bueno Ferreira veio com os filhos pequenos e o marido agradecer a Nossa Senhora dos Navegantes pelo "dom da vida".
A dona de casa Simone Santos vestia uma camiseta com as fotos da filha, irmão e sobrinha. "Todos tiveram doenças graves e se curaram com as rezas e promessas que fiz à santinha", disse.
Às 10h30, foi celebrada uma missa campal pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler. Ao longo da tarde, serão rezadas missas e haverá a entronização da imagem ao entardecer, com encerramento da festa previsto para as 19h.
Fonte: Secom RS