A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou, na manhã de ontem (20), a segunda fase da Operação Hefesto, que resultou na prisão de seis pessoas e na apreensão de sete armas de fogo, 190 munições de diversos calibres e um celular furtado.

A ação, coordenada pela 14ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (14ª DPRI), foi realizada simultaneamente nos municípios de Seberi, Planalto, Ametista do Sul, Boa Vista das Missões e Frederico Westphalen. Ao todo, foram cumpridos sete mandados judiciais — quatro de prisão preventiva e três de busca e apreensão.
Segundo a Polícia Civil, o objetivo foi desarticular uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas, que utilizava armamento pesado para intimidar rivais e reforçar o domínio na região.
Em Seberi, uma mulher foi presa em flagrante ao esconder armas de grosso calibre pertencentes ao grupo. No local, os agentes encontraram uma pistola 9 mm, uma carabina calibre .40, uma carabina 9 mm e uma espingarda semiautomática calibre 12, além de carregadores, acessórios e munições.
Em Ametista do Sul, um homem foi detido com um revólver calibre 32 com numeração raspada e um celular furtado. Ele é investigado por usar a arma para coagir terceiros e pelo crime de receptação.
Já em Boa Vista das Missões, policiais apreenderam duas espingardas irregulares em uma residência, após denúncia de ameaças com arma de fogo. Em Planalto e Frederico Westphalen, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva.
De acordo com a Polícia Civil, a Operação Hefesto – Fase II faz parte de um conjunto de ações estratégicas de enfrentamento ao crime organizado e à posse ilegal de armas, reforçando o compromisso da instituição com a segurança pública na região das Missões.