Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Safra da Tainha: definido sistema de Bandeiras para praias de Imbituba (SC)

Regras foram estabelecidas em reunião realizada pela Colônia de Pescadores Z13 na última sexta-feira (26).
Sistema de Bandeiras da Safra da Tainha é definido para todas as praias da cidade. Foto: PMI/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

3 de maio de 2024

atualizado às 14:24

A Colônia de Pescadores Z13 recebeu representantes de pescadores, da Polícia Militar e dos surfistas na última sexta-feira (26) em Imbituba, no Sul catarinense, para tratarem da Safra de Tainha 2024. Entre as definições, foi estabelecido que todas as praias da cidade onde existem pontos de pesca funcionarão no sistema de bandeiras que autorizam ou não a prática do surf.

O Sistema de Bandeiras consiste no hasteamento de bandeiras na cor branca, quando apenas a pesca é permitida, e na cor azul quando o surf está liberado. O presidente da Colônia de Pescadores Z13, Volnei Silveira, conduziu a reunião. “Todos os pontos de pesca terão dois responsáveis pela questão da bandeira. Estes nomes ficarão disponíveis na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca”, garantiu Silveira. 

Praias como Vermelha e Luz, que não utilizaram o Sistema de Bandeiras nos últimos anos, também adotarão as medidas de adequação. O período da safra de 2024 para pesca artesanal começou em 1º de maio. Para o cerco/traineira será de 1º de junho a 31 de julho e para o emalhe anilhado de 15 de maio a 31 de julho, ou até atingirem a cota estabelecida.

A Prefeitura de Imbituba foi representada pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Pesca, Anselmo Souza, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (Sedetur), Alex Bondan.

“Houve avanço em algumas questões, mas infelizmente uma das demandas da Associação de Surf de Imbituba (ASI) não foi aceita pelos pescadores. Contudo, na próxima semana tentaremos novamente viabilizar uma área de escape totalmente liberada para a prática do surf na região central da cidade”, comenta o secretário da Sedetur, Alex Bondan.

A Sedetur também pretende estender o projeto Amigo do Turista nos finais de semana de vento sul na Praia do Rosa. “Nossa ideia é que os profissionais deste projeto fiquem no Rosa Sul para informar os turistas sobre o Sistema de Bandeiras para evitarmos as cenas de violência registradas no ano passado”, finaliza Bondan.   

VEJA TAMBÉM:

DCIM101MEDIADJI_0579
Veja os shows nacionais da 24ª Quermesse de Garopaba (SC)
modelo siteYT (25)
Garopaba (SC): saiba os dias de cada atração da 24ª Quermesse
modelo siteYT (2)
Tombamento de caminhão deixa três feridos em Garopaba (SC)
modelo siteYT (10)
Garopaba (SC): casal é preso por tráfico no bairro Campo Duna
modelo siteYT (2)
Garopaba (SC) abre inscrições para Rainha da XXIV Quermesse
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E