Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Saiba valor arrecadado na Quermesse para ajudar entidades de Garopaba (SC)

24ª edição do evento recebeu mais de 100 mil visitantes.
Edição deste ano bateu recorde de público. | Foto: PMG/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

5 de junho de 2024

atualizado às 14:23

A 24ª Quermesse de Garopaba, no Sul de Santa Catarina, encantou todos que prestigiaram o evento ao longo de cinco dias. Sucesso de público, cerca de 100 mil pessoas passaram pela festividade, que encerrou no domingo (2), na Praça Governador Ivo Silveira. Neste ano, a edição foi solidária e dedicada aos moradores de São José do Norte, no Rio Grande do Sul, fortemente afetado pelas enchentes. Ao todo, mais de 4 toneladas de alimentos foram arrecadados e serão enviadas à cidade, ainda nesta semana.

Entre manhãs, tardes e noites, a praça gastronômica contou com uma diversidade de cardápio de comidas típicas, como tainha assada, canjica, bauru, pinhão, cachorro-quente e muito mais. Entre as bebidas, o delicioso quentão foi um dos sucessos da comemoração. Tudo preparado com carinho por centenas de voluntários das 20 entidades sociais do município que contabilizaram uma arrecadação de cerca de R$ 900 mil - um sucesso. Recursos que serão revertidos em ações sociais do Norte ao Sul de Garopaba.

"Estamos muito contentes e satisfeitos! Há 24 anos, é graças a esta festa que nossa entidade consegue desenvolver seus trabalhos, e tenho certeza que é uma das principais fontes de recursos para todas as entidades que participam. Só temos a agradecer, primeiramente a Deus que nos deu forças para trabalhar, a prefeitura por toda a estrutura necessária, a todos que de algum modo contribuíram para o sucesso da festa e a todos que nos prestigiaram, degustando os quitutes", declara Rochele Maldonado, voluntária na Ação Social e Cultural São Joaquim.

Outro lugar especial também importante de ser citado foi a Feira de Artesanato. Ao todo, 70 artesãos participaram, tendo a oportunidade de mostrar o trabalho feito à mão à milhares de visitantes. Tinha calçado feito com jeans, laços de fita, toalhinhas bordadas e pintadas, panelas de barro, tricô, madeiras recicladas transformadas em placas coloridas, entre outros artesanatos exclusivos. Houve ainda a participação de associações, em uma passarela de conhecimento, voluntariado e amor à cidade. Uma forma de apresentar aos visitantes da festa diversas ações sociais, integradas ao cotidiano de Garopaba.

Atrações

No palco, a melodia foi inspirada na variedade e contemplou todos os gostos. Ao todo, 17 bandas locais se apresentaram na maior festa da cidade, e mostraram que Garopaba é um berço de talentos musicais. Teve rock, reggae, rap, hip hop, bem como mpb, sertanejo, gospel, samba, acústico, música latina e muito mais. "Foi uma energia muito intensa e sensacional. Arrepia só de relembrar. Não vejo a hora de me inscrever novamente para tocar ano que vem. Vale muito a pena!", revela o guitarrista Igor Mondini, integrante da Dog Door, banda que tocou pela primeira vez na Quermesse.

A festa ainda contou com outras participações, como apresentações de dança, teatro, terno de reis, boi-de-mamão, maracatu, capoeira, contação de histórias e batalha de rima. As rainhas também estiveram presentes, visitando todos os espaços do evento, para recepcionar os participantes. A personagem Tainha e os personagens Nativinho e Gaúcho despertaram sorrisos com as entrevistas descontraídas, nas transmissões ao vivo, nas redes oficiais do Governo de Garopaba. Diversas intervenções com o público foram realizadas para mostrar os bastidores de todo o evento - com autenticidade e tradição.

Das atrações locais para as nacionais, o olho brilhou dos fãs que prestigiaram. Na quarta-feira (29), Barões da Pisadinha cantaram clássicos da carreira como Tá Rocheada e Esquema Preferido para 22 mil pessoas. Na quinta-feira (30) foi a vez do cantor Armandinho aquecer o coração de 27 mil pessoas. Na sexta (31), o palco recebeu a dupla Bruninho & Davi em um espetáculo de música sertaneja, com um público total de 18 mil. Para fechar os shows nacionais, Reação em Cadeia emocionou com muito rock gaúcho que marcou gerações, para 15 mil pessoas.

Segurança

Além da contratação de seguranças, a Polícia Militar de Santa Catarina esteve em atuação com policiamento robusto. Segundo o capitão Alan Bittencourt, houveram duas ocorrências registradas, porém solucionadas. "Dentro do parque de eventos, uma menina teve o celular furtado de dentro da bolsa. Mas sempre estávamos com dois policiais à paisana, que conseguiram recuperar o equipamento. No lado de fora, uma criança ficou engasgada, e os policiais fizeram a desobstrução das vias aéreas e ficou tudo bem. De um modo geral foi um sucesso, graças a uma organização boa", esclarece.

Carro de Boi

O canto estridente anunciava a passagem dos carros de boi pela Lagoa das Capivaras. Os proprietários das juntas de boi, de cabrito e até de vaca, acordaram cedo no domingo (2) para estarem ali e participar das disputas. O Desfile de Carro de Boi mais um ano trouxe à tona a memória viva da população, preservada em mais uma edição da Quermesse. Cerca de 68 carreiros participaram, sendo que cada um levou para casa três sacas de ração. Os vencedores de cada categoria ganharam sacos de ração adicionais e um kit de medicamentos veterinários. Confira abaixo os vencedores.

Vencedores

Baliza
1º Airton Francisco Cardoso - Encantada
2º João Gabriel Cardoso - Areias de Macacu
3º Arcendino Carlsen - Ambrósio
3º Luiz Carlos Pereira - Areias de Palhocinha (empate)

Junta Mais parelha:
1º Helso Gonçalves Luiz - Ambrósio
2º Renato Melo de Aguiar - Macacu
3º André Luiz Corrêa - Encantada

Carro mais tradicional:
1º José da Silva - Macacu
2º Igor Cardoso - Capão
3º Valdemar Ramos Pedro - Limpa

Fonte: PMG

VEJA TAMBÉM:

12112704_500618_GD
RS: família comandava esquema de desvio de doações em Esteio
WhatsApp Image 2024-06-10 at 09.40
Pane mecânica em carro causa acidente e morte em Itajaí (SC)
modelo siteYT (7)
Em meio a tragédia no RS, histórias resistem às águas
Fast
PIXTV chega no FAST
modelo siteYT (2)
VÍDEO: veja como foi a prisão de chefe de facção do RS em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E