O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic) da Prefeitura de Porto Alegre iniciou a implantação de um sistema inovador de análise de comportamento por vídeo, que promete reforçar a prevenção e a resposta a incidentes na Capital.
A tecnologia funciona de forma automática: ao identificar comportamentos suspeitos ou anômalos, gera alertas instantâneos que aparecem nos painéis de monitoramento do Ceic. Isso garante mais agilidade na comunicação e amplia a capacidade de reação das equipes de segurança e dos agentes municipais.
Na fase inicial, os algoritmos estão sendo ajustados para reconhecer situações como:
- escalada em postes e redes de fios;
- tentativas de assalto;
- incêndios em contêineres de lixo;
- descarte irregular de resíduos;
- vandalismo contra monumentos e patrimônio público;
- vazamentos de água em vias.
“Esta tecnologia é um divisor de águas, pois saímos de uma reação passiva para uma ação preventiva e inteligente. Agora, o sistema não só enxerga, mas entende e interpreta situações anômalas em tempo real, gerando alertas instantâneos que chegam aos nossos operadores de forma clara e ágil”, explica o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.
Segundo a Prefeitura, o Ceic já mantém reuniões técnicas com a Procempa para integrar a ferramenta ao parque completo de câmeras da cidade. Atualmente, Porto Alegre conta com mais de três mil equipamentos, entre videomonitoramento e cercamento eletrônico.
“Será possível agir com velocidade e precisão, seja para coibir um crime, proteger o patrimônio ou responder a um incidente urbano, otimizando a atuação integrada de todas as forças de segurança e serviços municipais a partir do Ceic”, acrescenta o titular da pasta.
Sobre o Ceic
O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic) é a central da Prefeitura de Porto Alegre responsável pelo monitoramento em tempo real da cidade. O órgão coordena a atuação conjunta de diferentes secretarias e entidades em situações de incidentes e emergências.
Com informações da PMPA