A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) retirou de circulação, na tarde de quarta-feira (27), um Chevrolet Corsa que realizava transporte escolar clandestino em Porto Alegre. O carro, flagrado no bairro Lomba do Pinheiro, levava cinco estudantes da Escola Estadual Rafaela Remião e vinha sendo monitorado há dias.
O motorista foi autuado por transporte não autorizado, excesso de passageiros, dirigir sem habilitação e por estar com o licenciamento do veículo vencido. O automóvel foi recolhido ao depósito do DetranRS.
Segundo a EPTC, o transporte irregular coloca em risco a segurança dos estudantes, já que os veículos não passam por vistorias e podem apresentar falhas na documentação e conservação.
“As crianças são transportadas sem cinto de segurança, com excesso de lotação e sem os devidos cuidados”, alertou Adailton Maia, gerente de Fiscalização de Transportes da autarquia.
As famílias podem consultar no site da EPTC a lista de transportadores credenciados por escola ou prefixo e denunciar situações suspeitas pelos canais oficiais: e-mail, Central 156 (opção 1) ou telefone 118.
Com informações da PMPA