Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Trem a vapor percorre trajeto repleto de história entre PR e SC

Viagens fazem parte da 3ª edição do trajeto que remonta o caminho dos tropeiros, nos dias 30 de maio, 1º e 2 de junho.
Trem dos Tropeiros percorre trajeto repleto de história a partir da Lapa (PR) ou Mafra (SC). | Foto: Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF)

Redação PIXTV (Site)

29 de maio de 2024

atualizado às 10:54

Um passeio pela história com paisagens exuberantes está perto de acontecer. São 43 quilômetros de trilhos a bordo da Maria Fumaça, a única locomotiva a vapor em funcionamento no País. As viagens fazem parte da 3ª edição do trajeto que remonta o caminho dos tropeiros, nos dias 30 de maio, 1º e 2 de junho, com promoção da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Esse passeio do Trem dos Tropeiros ocorre uma vez por ano.

Os passageiros podem partir da cidade da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, ou de Mafra, no Norte de Santa Catarina. Durante a viagem de cerca de 2h30 de duração é possível contemplar belas paisagens rurais, passar por túneis, pontilhões e estações desativadas (da Lavrinha e do Rio da Várzea), além da grande ponte sobre o Rio Negro, que divide os dois Estados.

O serviço de bordo incluirá a companhia do chefe de trem, contando a história dos locais avistados no trajeto. “O turismo é isso, é um lugar, com uma história para contar e serviços a oferecer. Este passeio junta a paisagem exuberante com a gastronomia rural e a história dos tropeiros”, destaca o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

Maria Fumaça

Com capacidade para aproximadamente 150 passageiros, a Maria Fumaça que faz o passeio especial é a única em funcionamento no Brasil. Outra particularidade da locomotiva a vapor é que foi utilizada para a construção da ferrovia do Paraná em meados dos anos 1880.

“Quem faz esse passeio tem o sentimento de antiguidade com conforto e descanso. O passageiro vai apreciar paisagens únicas sobre os trilhos que antes carregavam as cargas, transportavam os paranaenses e ajudaram na fundação do Estado”, afirma o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

Programação

Nos três dias, o Trem dos Tropeiros fará um total de cinco trajetos ligando as cidades da Lapa (PR) e Mafra (SC), em passeios só de ida. O retorno será pela via rodoviária.

Confira os trajetos e os horários dos passeios:

30 de maio, quinta feira

14h – Saída de Mafra e chegada na Lapa

1º de junho, sábado

9h – Saída da Lapa e chegada em Mafra

14h – Saída de Mafra e chegada na Lapa

2 de junho, domingo

9h– Saída da Lapa e chegada em Mafra

14h – Saída de Mafra e chegada na Lapa

O passeio pode ser reservado AQUI.

Trem no Paraná

Além desse passeio, o Paraná conta com viagens de trem dentro de uma das maiores riquezas naturais do País – a Mata Atlântica – e que conta a história da criação do Paraná. São duas rotas: Curitiba-Morretes (através da Serra Verde Express), e Morretes-Antonina (através do Trem Caiçara). Os passageiros contam com serviço de bordo completo com café da manhã, bebidas, lanches, guias turísticos, entre outros. Os guias são fundamentais para deixar o passeio ainda mais satisfatório, contando detalhes da criação das ferrovias e da natureza.

Fonte: AEN PR

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (5)
“Divertida mente 2“: pré-venda começa no Beiramar Shopping
53799442511_e2fb428078_h
Influenciadora de SC é perseguida por stalker do RJ
modelo siteYT (13)
Professores são suspeitos de assédio sexual contra alunos em Imbituba (SC)
Fast
PIXTV chega no FAST
furto-01
Homem sofre roubo à mão armada em Imbituba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E