Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Economia de SC cresce em fevereiro e supera média nacional

Desempenho foi motivado pelo ciclo de redução da taxa de juros no Brasil, consumo das famílias e crescimento de exportações.
Foto: Marco Favero/SECOM

Redação PIXTV (Site)

15 de maio de 2024

atualizado às 09:17

A atividade econômica catarinense cresceu 5,1% em fevereiro deste ano comparado ao mesmo mês de 2023. O percentual está acima da média brasileira, de 2,6% no mesmo período. O desempenho foi motivado pelo ciclo de redução da taxa de juros no Brasil e pela manutenção do consumo das famílias, além do crescimento de exportações.

Em relação a fevereiro de 2023, a indústria catarinense cresceu 6,6%. O setor de equipamentos elétricos cresceu 21,3% no mesmo período, enquanto o segmento de máquinas e equipamentos avançou 3,7%.

“Somos parceiros do empreendedor e damos todo o suporte para criar em Santa Catarina um ambiente cada vez mais seguro e próspero para investir”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

As expectativas para Santa Catarina, na visão do secretário da Indústria Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, são muito positivas e mostram como os projetos apresentados pelo Estado já dão retorno para a economia catarinense. “O planejamento que Santa Catarina possui é o investimento em diferentes setores, setor energético, cursos técnicos, sistema viário, todos estão no foco da economia catarinense e acreditamos quanto Estado que estamos tornando Santa Catarina mais competitiva e atrativa para os investidores”, disse Dreveck.

Outros setores em destaque

Além do segmento de equipamentos elétricos, a venda de eletrodomésticos também teve um crescimento de 18,4% sendo a sexta expansão consecutiva em comparação ao mês de fevereiro de 2023. A comercialização de veículos, partes e peças, teve alta de 22,7% no mesmo período, impulsionando a venda de combustíveis e lubrificantes, que cresceu 4,8%.

A venda de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação cresceu 19,5% em fevereiro, influenciada pela expansão das atividades administrativas e serviços complementares.

Consumo das famílias

O crescimento da atividade econômica catarinense refletiu ainda no impacto positivo do nível de consumo das famílias, favorecendo o crescimento da indústria alimentícia. A indústria têxtil também foi beneficiada, tendo o foco na fabricação de tecidos de malhas para atender a baixa temperatura que está por vir com as novas coleções de outono/inverno.

Fonte. Secom SC

VEJA TAMBÉM:

policial-militar-e-morto-a-tiros-no-cent
PM é morto a tiros durante abordagem em Criciúma (SC) 
jovem-atropelada-em-garopaba-transferida
Garopaba (SC): morre adolescente que foi atropelada acidentalmente pelo namorado
modelo siteYT (6)
Idoso que morreu na Surfland, em Garopaba, era professor aposentado da UFSC
modelo siteYT (5)
Surfista de 66 anos morre na Surfland, em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Identificado sargento assassinado em Criciúma (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E