A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na quinta-feira (23), uma operação de combate aos crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Mais de 100 policiais foram mobilizados para cumprir 28 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão.
As diligências foram realizadas nos municípios de Tijucas, Canelinha, Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema. Outras duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo durante o cumprimento dos mandados.
Segundo a corporação, a operação denominada "Ádvena" está atrelada a duas investigações distintas na Grande Florianópolis. Uma delas está ligada ao tráfico de drogas no bairro Areias, em uma área conhecida como "Sem Terra", em Tijucas, e outra investiga a prática de lavagem de dinheiro.
Em relação à lavagem de capitais, a polícia descobriu que o principal suspeito reside no município de Canelinha. De acordo com a investigação, os envolvidos no esquema tinham um histórico de envolvimento com o tráfico e realizavam movimentação financeira desproporcional aos ganhos recebidos.
Ainda conforme apurado pela polícia, os suspeitos usavam pessoas jurídicas de fachada e “laranjas” para aquisição de bens de luxo. "Desse modo, a decisão judicial também contemplou sequestro de ativos financeiros no limite de 5 milhões de reais, bem como o bloqueio de imóveis e veículos", informou a corporação.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Polícia da Comarca de Tijucas, e contou com apoio de unidades vinculadas à Diretoria de Polícia do Litoral, à Diretoria Estadual de Investigações Criminais, à Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis e à Coordenadoria de Operações com Cães.