Uma megaoperação deflagrada na manhã desta quinta-feira (27) prendeu 54 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os policiais também apreenderam 18 veículos, seis armas de fogo, entorpecentes e R$ 34 mil em dinheiro.
A operação, denominada "Leviatã", cumpriu 281 ordens judiciais no Sul do Brasil. Houve o bloqueio de quase R$ 6 milhões em 37 contas bancárias, após determinação judicial. Mais de 520 agentes participam da ação.
De acordo com a Polícia Civil gaúcha, a missão era combater um grupo criminoso investigado por abastecer diversos pontos de drogas em todo o Rio Grande do Sul. Vários líderes são apontados como intermediadores do fornecimento em grande escala dos principais tipos de drogas.
A investigação começou quando a corporação foi notificada sobre o armazenamento de entorpecentes em um estabelecimento comercial, o que resultou na apreensão de quase duas toneladas de drogas.
A partir disso, os policiais da 4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) descobriram um esquema complexo de compra, venda e distribuição de drogas, cujas ramificações cobriam todo o Estado do Rio Grande do Sul.
A ação integra a Operação Nárke 2, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp/MJSP, que visa integrar as forças de segurança pública na prevenção e repressão qualificada ao tráfico de drogas em todas as unidades da federação.