Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Polícia Militar do Paraná vai testar câmeras corporais com tradução simultânea 

Segundo o governo paranaense, projeto é inédito na América Latina.
Foto: Jonathan Campos/AEN

Redação PIXTV (Site)

10 de abril de 2025

atualizado às 11:47

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (10) que o Governo do Paraná vai implementar neste ano um projeto-piloto inédito na América Latina com câmeras Axon Body 4, da empresa Axon, na Polícia Militar.

Esse é um dos modelos mais tecnológicos do mercado porque conta com tradução simultânea em diversos idiomas, podendo auxiliar no diálogo com turistas, além de campo de visão de 160 graus, comunicações bidirecionais e suporte com recursos em tempo real, como mapas e alertas instantâneos.

Elas serão utilizadas pela Secretaria da Segurança Pública em Curitiba e Foz do Iguaçu, auxiliando também no contato com turistas estrangeiros. São 50 unidades dentro do projeto. As definições de entrega ainda estão em andamento.

"Além de monitorar tudo o que o policial faz, essa câmera também tem essa tecnologia de tradução simultânea, favorecendo o policiamento cidadão. Vamos começar a testar esse modelo nas cidades turísticas e vamos avançar cada vez mais para outros locais", afirmou Ratinho Junior.

A negociação foi fechada durante uma visita à empresa Axon, em Phoenix, nos Estados Unidos. Ela também fornecerá 2 mil tasers (armas não letais de incapacitação neuromuscular) para as forças de segurança do Paraná.

A Axon Body 4 permite que os agentes se comuniquem em tempo real, combinando a transmissão ao vivo de vídeo com áudio bidirecional. Essa capacidade permite assistência adicional em situações críticas. A câmera possui um campo de visão mais amplo, muito mais próximo campo de visão de um humano. O equipamento também inclui um sensor de 5 MP, que permite a captura de detalhes mais nítidos e gravações de alta resolução. Essas atualizações podem ajudar a registrar mais informações pertinentes nas situações em que serão utilizadas.

Ela também conta com um dispositivo chamado "observe-me", que permite que os policiais sinalizem para outros policiais. Quando um policial pressiona esse botão, os usuários recebem uma notificação em instantes para que possam prestar suporte imediato.

Há um ano a Polícia Militar já testa 300 câmeras corporais da marca Powerconn em todo o Estado. Elas estão sendo utilizadas nos serviços operacionais com maior interação com a população. As câmeras têm autonomia de 12 horas contínuas de gravação e o processo de gravação começa logo após elas serem retiradas da estação de recarregamento, no início do serviço da equipe policial. A previsão é de concluir esse estudo até o final de 2025.

O Governo do Paraná tem a intenção de adquirir câmeras corporais para toda a Polícia Militar nos próximos anos. Esses equipamentos devem ser usados em operações, atuações ostensiva e em contato com presos, perícias externas, buscas pessoais, veiculares ou domiciliares, nas intervenções e resolução de crises, motins e rebeliões no sistema prisional, entre outros.

Fonte: AEN PR

VEJA TAMBÉM:

86c94081-dbe6-4e73-a41e-2b74d6c326cb
Cirurgia com o paciente acordado devolve esperança a jovem de Garopaba (SC)
54436763366_c698cf7f62_k-944x531
Tráfego na BR-101, no Morro dos Cavalos, será bloqueado na manhã desta terça (15)
WhatsApp Image 2025-03-31 at 15.03
Pastor Cláudio Duarte fará apresentação em Imbituba (SC) no dia 14
THUMB CORTES (11)
Inflação no Brasil chega a 5,48% em março
02-ESTUDO MORRO DOS CAVALOS
SC autoriza estudos para nova rota no Morro dos Cavalos
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E