P U B L I C I D A D E

Escola de Porto Alegre é finalista em prêmio internacional que reconhece as melhores do mundo

Projeto “Em Busca dos Jardins”, da EMEF Saint Hilaire, disputa a categoria superação de adversidade.
Escola de Ensino Fundamental Saint Hilaire é finalista em prêmio internacional. | Foto: Henry Rodrigues / SMED /PMPA

Redação PIXTV (Site)

18 de junho de 2025

atualizado às 13:45

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, foi anunciada nesta quarta-feira (18) como uma das finalistas do prêmio internacional World’s Best School Prizes 2025 — considerado um dos mais prestigiados da educação mundial. O projeto "Em Busca dos Jardins" concorre na categoria superação de adversidade e está entre os dez selecionados. A votação popular já está aberta e pode ser feita por este link.

"É uma honra imensa para Porto Alegre, para nossa rede municipal, ser reconhecida por este prêmio. O projeto desenvolvido nesta escola, que já é multipremiado, evidencia a qualidade das iniciativas desenvolvidas em nossas escolas municipais", afirma o secretário de Educação, Leonardo Pascoal.

Criado pelo Coletivo de Mediadoras de Leitura Luísa Marques, formado por alunas da própria escola, o projeto realiza contações de histórias a partir da literatura indígena, negra e afetiva, com foco no combate às violências de gênero. As ações promovem conscientização sobre abuso sexual, saúde mental, dignidade menstrual e valorizam o trabalho de cuidado.

"Estamos muito felizes e honradas em estar entre as dez melhores escolas do mundo em superação de adversidades. Em Porto Alegre, temos orgulho de dizer que somos referência, no âmbito educacional, no combate à violência sexual. E agora, com a premiação, teremos visibilidade para alcançar outros territórios escolares com temáticas importantes que precisam ser dialogadas", afirma a professora orientadora do projeto, Maria Gabriela Pires de Souza.

O World’s Best School Prizes premia instituições de ensino de todo o mundo em cinco categorias: colaboração comunitária, ação ambiental, inovação, superação de adversidade e apoio a vidas saudáveis. A iniciativa é promovida pela organização T4 Education, em parceria com a Fundação Lemann, Accenture e American Express.

Além da EMEF Saint Hilaire, outras três escolas brasileiras — localizadas em São Paulo, Paraná e Maranhão — também estão entre as finalistas da edição deste ano.

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E