A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (25), a Operação Colosso, que desarticulou um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas em Santa Cruz do Sul (RS). A ação teve como destaque a demolição de um imóvel fortificado, construído ilegalmente em um terreno público no bairro Bom Jesus e usado exclusivamente para a venda de entorpecentes.
Segundo o delegado Guilherme Dill, o local funcionava como um verdadeiro “bunker do tráfico”, erguido em concreto nas laterais e no teto, com apenas uma porta de ferro de acesso. Para permitir a entrada das equipes, foi necessário o uso de uma retroescavadeira.
“As investigações mostraram que o grupo criminoso construiu o imóvel para blindar o comércio de drogas. A estrutura era tão reforçada que somente com maquinário pesado foi possível garantir o acesso e efetuar as prisões”, explicou o delegado.
Estrutura da operação
A ofensiva mobilizou 40 policiais civis, em 10 viaturas, e 24 policiais militares, em oito viaturas, além do helicóptero da Brigada Militar. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, cinco prisões temporárias, 10 bloqueios de contas bancárias e a demolição do imóvel irregular. A operação contou ainda com apoio da Prefeitura Municipal.
Prisões e apreensões
Ao todo, cinco pessoas foram presas:
- duas em flagrante por tráfico de drogas;
- duas em flagrante por atuar como informantes;
- uma de forma temporária.
Durante as buscas, foram apreendidas porções de cocaína já fracionada para venda, metanfetamina, crack, embalagens para acondicionar os entorpecentes e anotações relacionadas ao tráfico.
Impacto no bairro
De acordo com a Polícia Civil, a ação buscou retomar a tranquilidade e o convívio social no bairro Bom Jesus, duramente afetado pela atuação de facções.
“A operação reforça a importância da integração entre instituições de segurança pública, poder público municipal, Ministério Público e Judiciário, que atuaram de forma célere para viabilizar a ação”, destacou o delegado Dill.