P U B L I C I D A D E

Workshop UG255 reúne atletas, treinadores e referências do ultra endurance em Garopaba (SC)

Evento posiciona cidade como polo do esporte no Sul do Brasil.
Fotos: Aventura KZ/ Assessoria de Imprensa

Redação PIXTV (Site)

23 de dezembro de 2025

atualizado às 10:06

Garopaba, no Sul de Santa Catarina, recebeu o Workshop UG255 - Base de Treinamento de Ultratriathlon “Sérgio Cordeiro”, neste fim de semana. Trata-se de um encontro que reuniu atletas, treinadores e apaixonados pelo esporte de endurance para uma tarde de troca de conhecimento, inspiração e fortalecimento do ultra triathlon no Sul do Brasil.

O evento integrou a programação oficial da UG255, treinão de pré-temporada com 255 quilômetros, idealizado por Alex Madruga, atleta de Triplo Iron Man e diretor técnico da Federação Catarinense de Triathlon. "Nossa proposta vai além da performance. Nós buscamos consolidar Garopaba como um território estratégico para o desenvolvimento do ultra endurance no país", destaca Madruga.

O Workshop UG255 teve início com o Simpósio Técnico, que apresentou os conceitos, diretrizes e a estrutura do evento. Na sequência, houve a participação de Santiago Mendonça, triatleta, treinador e comunicador, que compartilhou a trajetória no esporte, inspirado pelo que coloca como foco na carreira: “um cara mediano que fez coisas extraordinárias".

Depois foi a vez de Alex Madruga apresentar a própria história e o movimento que deu origem à UG255. Na apresentação mostrou a experiência construída ao longo dos anos como atleta e treinador, contou histórias de triunfo, derrotas e a superação dos desafios.

O ponto alto do workshop foi a palestra de Sérgio Cordeiro, considerado o maior atleta do ultra triathlon brasileiro. Campeão mundial de DECA Ironman, um desafio extremo de ultratriatlo que envolve completar dez provas de Ironman consecutivas: 38 km de natação, 1.800 km de ciclismo e 422 km de corrida. Recordista registrado no Guinness Book.

No UG255, Sérgio compartilhou experiências de décadas no esporte, abordou o preparo mental, escolhas e resiliência. Aos 71 anos, ele segue ativo em provas extremas, sendo um exemplo de disciplina e humildade no alto rendimento. O encontro foi encerrado com um momento aberto para perguntas.

"Ser Ultra está muito além das medalhas, são as vivências e as experiências destas grandes jornadas que moldam a mente e fazem o atleta superar a si mesmo, aprendendo a lidar com o medo e não se deixar paralisar", finaliza Alex Madruga.

Com esta primeira edição, a UG255 se consolida como um projeto pioneiro, que posiciona Garopaba como referência no ultra triathlon em Santa Catarina, e ainda evidência a cidade no calendário nacional do esporte de endurance.

Treinão

O encerramento do workshop marcou a preparação para o Treinão UG255, realizado no sábado (20). Uma experiência de pré-temporada voltada a atletas de ultra endurance e triathlon. A programação iniciou ainda na madrugada, com a etapa de natação às 5h para atletas ultras e triatletas inscritos.

A partir das 6h, a arena recebeu a natação aberta para atletas avulsos, com atividades até as 8h. O UG255 leva esse nome pela soma das distâncias: 5 km de natação, 200 km de ciclismo e 50 km de corrida, totalizando 255 quilômetros, um desafio que supera inclusive a distância de um Ironman tradicional.

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (3)
SC: homem é preso e menor apreendido por envolvimento com o tráfico de drogas em Garopaba
modelo siteYT
SC: procurados da Justiça por homicídio e estupro de vulnerável são capturados em Garopaba
modelo siteYT (1)
Garopaba (SC): pé de maconha chama atenção da PM e leva à apreensão de outras drogas em casa
4
Delas Summit 2025: Inteligência Artificial e colaboração ditam o ritmo do empreendedorismo feminino em Florianópolis
0429454a97158f1da07ef0d8a3dd7e23_L
Reincidente em furtos, homem com mandado em aberto é preso pela Polícia Civil em Garopaba
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E