A montagem do Acampamento Farroupilha 2025 começa na manhã deste sábado (9), com a chegada dos primeiros piquetes ao Parque Harmonia, em Porto Alegre. Nesta 43ª edição, 236 piquetes vão compor a estrutura do evento. Inicialmente, apenas os piquetes com lotes ímpares terão acesso ao parque; os lotes pares poderão entrar a partir do dia 16 de agosto.
O tema cultural deste ano é “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”, em homenagem ao radialista, declamador e comunicador gaúcho que marcou época na cultura tradicionalista.
A montagem das estruturas deve ser concluída até o dia 30 de agosto, quando está prevista a vistoria do Corpo de Bombeiros para aprovação do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). O acendimento da Chama Crioula será realizado no dia 7 de setembro e seguirá guarnecida até o encerramento do evento, em 21 de setembro. Já o Acampamento Farroupilha será oficialmente realizado entre os dias 1º e 21 de setembro.
Programação cultural
Com entrada gratuita, o público poderá acompanhar mais de 120 atrações culturais durante os 21 dias de evento, com apresentações diárias de chula, trova, danças tradicionais, música instrumental, declamações, pajadas e muito mais. As atividades acontecerão das 16h à meia-noite, em dois palcos montados no parque.
A programação também contará com os espetáculos cênico-musicais “Romance da Tafona – Da paixão à libertação”, além de mais de 50 operações comerciais, feira de artesanato, feira da agricultura familiar e a Ciranda Escolar, que deve reunir mais de 15 mil crianças. Também está prevista uma mostra competitiva de interpretação musical voltada ao público infantil e juvenil.
Mais de 5 mil profissionais estarão envolvidos na organização e execução do evento, que ocupará uma área de 100 mil metros quadrados no Parque Harmonia.
O Acampamento Farroupilha 2025 é promovido pela Prefeitura de Porto Alegre e pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Comissão dos Festejos Farroupilhas, em parceria com a empresa GAM3, concessionária do parque.
Com informações da PMPA