Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Ataque a creche em Blumenau (SC): autor é condenado a 220 anos de prisão

Crime aconteceu em abril de 2023. Quatro crianças morreram e cinco ficaram feridas.
Escola infantil Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau. | Foto: Anderson Coelho / AFP

Redação PIXTV (Site)

30 de agosto de 2024

atualizado às 11:19

Um ano e quatro meses após o trágico ataque a uma creche de Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, o homem acusado de matar quatro crianças e deixar outras cinco feridas foi condenado a 220 anos de prisão, em regime fechado. A sentença foi lida por volta das 19h desta quinta-feira (29), após uma sessão do Tribunal do Júri que se estendeu por 11 horas.

A sessão teve início por volta das 8h30min, com o sorteio dos jurados previamente convocados. O Conselho de Sentença foi composto de quatro homens e três mulheres, que decidiram o destino do acusado. O julgamento ocorreu no salão do Tribunal do Júri do fórum de Blumenau, sob a presidência da juíza Fabíola Duncka Geiser, titular da 2ª Vara Criminal da comarca.

Após a formação do Conselho de Sentença, os trabalhos começaram com a oitiva das testemunhas de acusação e de defesa. Pela manhã, cinco pessoas foram ouvidas, seguidas pelo interrogatório do réu. Os debates foram retomados após o intervalo para o almoço, com réplica e tréplica, e se estenderam até o início da noite. Encerrados os debates, os quesitos foram apresentados para ponderações após sua definição e exposição. Em votação secreta, a maioria decidiu pela condenação do réu.

Ele foi julgado por quatro homicídios qualificados e cinco tentativas de homicídio qualificado. As qualificadoras incluem motivo torpe, meio cruel, uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas e crimes contra menores de 14 anos.

Relembre o crime

O ataque a creche Cantinho Bom Pastor, no bairro Velha, ocorreu na manhã de 5 de abril de 2023. Na ocasião, um homem de 25 anos invadiu a escola enquanto as crianças estavam no pátio e desferiu golpes contra elas com duas armas brancas. As quatro vítimas fatais tinham idades de 4 a 7 anos.

O homem se entregou à polícia após o ataque e está preso desde então. A 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau efetuou a denúncia contra ele no dia 18 de abril do mesmo ano. 

Emoção marca júri

"Sabemos que nada vai trazer nossas crianças de volta. Não existe pena para trazê-las de volta, mas pelo menos saímos daqui um pouco mais aliviados para tocar a nossa vida e poder virar essa página. Esquecer, jamais. A dor será eterna, mas precisamos seguir a nossa caminhada", disse Alconides Ferreira de Sena, diretora da creche Cantinho Bom Pastor. Ela e familiares das vítimas acompanharam o julgamento, que teve acesso restrito.

Muito emocionada, Lidiane Cristina da Cunha, que é tia e madrinha de uma das vítimas fatais, disse que o réu não tem mais condições em viver em sociedade. "Os crimes mais cruéis que ele poderia cometer, ele já executou, e espero que ele fique lá dentro porque não tem mais como conviver entre nós. Não trará as crianças de volta. Nosso ninho vai continuar vazio, mas isso fecha um ciclo, de apreensão, de espera pela Justiça".  

Quando a Juíza encerrou a leitura da sentença condenando o réu a pena de mais de dois séculos, as famílias se abraçaram novamente pela conquista. "A justiça foi feita. Nenhum pai e nenhuma mãe merecem passar por uma dor desta", disse Paulo Edson da Cunha Junior, pai de uma das vítimas fatais.  

Para Promotor de Justiça, Rodrigo Andrade Viviani, essa é uma resposta para a sociedade. "Acreditamos que a pena aplicada de 220 anos de reclusão representa uma forma de se aplicar a justiça por um crime tão grave que comoveu nossa cidade, o país e a comunidade internacional".   

Com informações do TJSC e MPSC

VEJA TAMBÉM:

THUMB DOS CORTESYOUTUBE (13)
Confira a lista de convocados da Seleção brasileira
modelo siteYT (1)
Homem é morto a tiros no bairro Vila Nova, em Imbituba (SC)
7-viajando-em-3..-2..-1.
Mulher sofre ameaça de estupro durante assalto na Praia do Rosa (SC)
mulher-morre-ao-cair-do-8o-andar-predio-
Mulher morre após cair do 8º andar de prédio em Florianópolis
1707322309902
PIXTV agora está na plataforma de streaming Zapping
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E