Segundo o colunista Paulo Capelli, do site Metrópoles, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), é um dos nomes cotados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para concorrer à presidência da República em 2026. Embora acredite que ainda possa ter chances de reverter sua inelegibilidade e disputar a próxima eleição, o político estuda alternativas para caso o cenário no TSE não se altere.
Conforme o colunista, Bolsonaro considera que Mello comete menos deslizes em comparação com outros governadores da direita como Romeu Zema (Novo) e Tarcísio Freitas (Republicanos). Para o ex-mandatário, o catarinense governa em alinho com os ideais conservadores sem ficar sorrindo para a esquerda e dando estocadas na base bolsonarista.
O jornalista ainda apurou outras questões que, segundo Bolsonaro, poderiam favorecer a candidatura de Mello. Entre elas, o fato de estar no mesmo partido do ex-presidente e a suposta facilidade em eleger um sucessor em Santa Catarina. Por outro lado, o trabalho para nacionalizar o nome de Jorginho Mello seria mais árduo e complexo para o PL.