Na manhã desta quarta-feira (26), um homem de 50 anos, natural de Gravataí (RS), morreu após se afogar na Praia Central de Garopaba, no Sul de Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros forneceu mais detalhes sobre a operação de resgate no início da tarde de hoje. Confira abaixo.
Por volta das 8h10, um guarda-vidas avistou, por meio de binóculos, quatro pessoas na água. Três delas estavam na zona de arrebentação, com a água na altura da cintura, e uma um pouco mais ao fundo, cerca de 350 metros ao Sul do posto central. Em seguida, um dos homens na zona de arrebentação começou a sinalizar com gestos em direção ao posto de guarda-vidas, indicando que precisava de ajuda.
Em resposta, três guarda-vidas deslocaram-se pela faixa de areia e outros dois utilizaram uma moto aquática para adentrar o mar. Populares também ajudaram na procura. No entanto, as condições adversas de vento forte e a presença de algas marinhas dificultaram a localização da vítima.
Após cerca de 40 minutos de buscas intensivas, o homem foi finalmente encontrado e retirado da água. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi assistido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que aplicou medicações e providenciou acesso venoso. O helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado para apoio e a equipe médica assumiu a ocorrência.
Apesar dos esforços das equipes de resgate, após cerca de 40 minutos de atendimento, o médico declarou o óbito. O corpo da vítima, que não teve a identidade divulgada, foi deixado sob os cuidados da Polícia Militar até a chegada do Instituto Médico Legal (IML).
Imagens que circulam nas redes sociais registraram o momento do resgate: