Impressionante e de tirar o fôlego, Cânion do Funil é um dos cartões postais mais bonitos da Serra Catarinense.
Localizado a poucos quilômetros da Serra do Rio do Rastro, o Cânion do Funil é um dos três grandes desfiladeiros de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina.
Impressionante e de tirar o fôlego, o destino é um dos lugares mais visitados da serra catarinense e também um dos cartões postais mais bonitos, sendo batizado de ‘funil’, devido às formações rochosas do cânion, que lembram o formato de um funil. Ele destaca dos demais cânions por suas formações pontiagudas, entre paredes profundas, que possuem cerca de 500 metros até a parte de baixo no fundo do cânion.
O cânion tem em torno de dois quilômetros de extensão e é considerado uma divisa natural de territórios em Santa Catarina, separando as cidades de Bom Jardim da Serra, na parte alta, e de Lauro Müller, na parte baixa.
Não são só as belezas do cânion que atraem muitos visitantes, as atividades que podem ser feitas como acampar, andar de quadriciclo, fazer trilha e caminhada.
Como chegar até o Cânion do Funil
Para chegar até o cânion há duas maneiras: acessar pelo lado Sul, que se localiza na SC-390, e pelo Lado Norte (onde fica a parte mais alta do cânion). A entrada Sul fica praticamente do lado de uma subestação de energia elétrica.
Independentemente de qual for a sua escolha, a entrada para o cânion só é permitida com a presença de um guia autorizado, ou a autorização do dono da propriedade. Pois o cânion fica em uma propriedade privada, o terreno é do Sr. Miguel, que concede a autorização após pagamento da taxa de acesso.
Para chegar até o cânion, o mais indicado é usar um carro 4x4, mas para quem não tem essa possibilidade, há uma estrada local que dá acesso a qualquer carro, que não seja rebaixado.
A trilha do cânion
Quem quiser fazer trilha pelo Cânion do Funil, vai caminhar sete quilômetros pela estrada no campo, depois pela borda até chegar ao Funil. Contando com a volta são 14 quilômetros ao todo.
Passeio de quadriciclo
Para quem é mais aventureiro, a atração mais recente de passeios pelo cânion, é por quadriciclo. O passeio dura 2 horas em média e é operado pela Helimotors
Tanto a entrada para o cânion, quanto às atividades lá dentro da propriedade, são pagas e os valores variam.
Com informações: viagensecaminhos.com / cariocassemfronteiras